Igreja tem 24 novos Cardeais

Para Deus, grande é aquele que serve, salienta Bento XVI

"O critério da grandeza e primazia, segundo Deus, não é o domínio, mas o serviço ”, ressaltou o Papa Bento XVI na manhã deste sábado, 20, na Basílica de São Pedro, durante o Consistório Público Ordinário para a criação de 24 novos cardeais. Entre os presentes, estava o atual Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, único representante do Brasil.

Acesse
.: Homilia do Papa no Consistório para criação de novos Cardeais

O serviço, segundo o Santo Padre, é a lei fundamental do discípulo e da comunidade cristã e permite intuir algo da “soberania de Deus”.

É Jesus quem indica também o ponto de referência, o Filho do homem que veio para servir. "Sintetizando, assim, a sua missão sobre a categoria do serviço, compreendida não no sentido genérico, mas naquele concreto da Cruz, na doação total da vida como 'resgate', como redenção para muitos, e o indica como condição para o seguir”, elucidou o Papa.

Essa mensagem, deixada aos Apóstolos, vale para toda a Igreja, e é especialmente verdadeira para aqueles que têm a responsabilidade de guiar o Povo de Deus. “Não é a lógica do domínio, do poder segundo os critérios humanos, mas a lógica de inclinar-se para lavar os pés, a lógica do serviço, a lógica da Cruz que é a base de cada serviço de autoridade. Em cada tempo, a Igreja se compromete a cumprir esta lógica e testemunhá-la a fim de refletir a 'verdadeira soberania de Deus', aquela do amor, reforçou o Pontífice.

Este vínculo de comunhão e afeto que liga os novos Cardeais ao Papa, segundo o próprio Bento XVI, tornam-os únicos e preciosos colaboradores para o cumprimento do mandato de Cristo a Pedro, de pastorear o seu rebanho, para reunir os povos com a solicitude da caridade de Cristo.

Cada ministério eclesial é sempre resposta a um chamado de Deus. Não é jamais fruto de um projeto próprio ou de uma ambição própria, mas é conformar a própria vontade àquela do Pai que está no Céu”, salientou o Pontífice, confiando à Maria, Mãe da Igreja, esses novos Cardeais e seus serviços eclesiais. “A fim de que, com ardor apostólico, possam proclamar a todos os povos o amor misericordioso de Deus”, concluiu.

Leia mais
.: Papa fará visita de cortesia aos novos cardeais
.: Cardeais participam de jornada de reflexão e oração no Vaticano

.: Arcebispo de Aparecida é nomeado cardeal
.: Dom Damasceno fala sobre sua nomeação como cardeal

.: O Colégio Cardinalício

Confira a nova constituição do Colégio Cardinalício

Saiba o que é um Consistório

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo