Bento XVI

Papa volta a pedir em favor das vítimas do terremoto no Peru

O Papa Bento XVI voltou a recordar hoje as populações peruanas afetadas pelo terremoto da semana passada, o mais violento no Peru, desde 1974, pedindo "gestos de solidariedade cristã".

O terremoto fez pelo menos 540 mortos, segundo o último balanço provisório da Defesa Civil. O desastre natural destruiu cerca de 16 700 habitações, principalmente na capital, Lima, nas cidades costeiras do sul do país, Ica, Pisco e Chincha, e também na região andina de Huancavelica.

"Uma vez mais, desejo recordar com grande afeto e proximidade espiritual o querido povo peruano, duramente provado nestes dias", disse o Papa após a audiência geral desta manhã, no Vaticano.

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, visitará o Peru de 23 a 30 de Agosto, para levar a solidariedade do Papa às populações atingidas pelo grande terramoto da semana passada.

A visita já estava prevista, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional, mas ganha agora um novo significado. Esta Segunda-feira, o Conselho Pontifício Cor Unum anunciou que o Papa enviou um contributo de 200 mil dólares norte-americanos (cerca de 148 mil Euros) para a região de Ica, a título de "ajuda de emergência".

Com este gesto, Bento XVI "deseja exprimir a solicitude da Igreja Universal para com as pessoas que perderam os seus haveres, enquanto encoraja todos os fiéis e organizações de ajuda que atuam na Igreja a empenharem-se em todas as ações de caridade fraterna com as populações atingidas".

A visita do Cardeal Bertone às regiões atingidas pelo abalo sísmico ocorrerá no dia 24 de Agosto, nas cidades de Inca e Pisco. O encontro com as populações afetadas também irá dominar a presença do Secretário de Estado do Vaticano no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo