Visita Pastoral

Papa visita o túmulo de Santo Agostinho

Bento XVI passa este sábado (21) e domingo (22) pela primeira vez em Lombardia: nas dioceses de Vigevano e Pavia, durante a qual visitará a basílica onde está o túmulo de Santo Agostinho. "A de Vigevano é a única diocese da Lombardia que não foi visitada por João Paulo II", explicou há uns dias o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Pe. Lombardi.

No domingo, Bento XVI estará em Pavia, onde visitará o Policlínico, celebrará uma missa com os bispos da Lombardia e recitará o Ângelus.

Depois do almoço, o Papa – que completou 80 anos recentemente – reunirá-se-á com o mundo da cultura na Universidade, onde será recebido pelo reitor Angiolino Stella, e proferirá um discurso para professores e estudantes.

Em seguida, o Pontífice irá para a basílica de São Pedro de Pavia, que conserva as relíquias de Santo Agostinho, um dos principais inspiradores de seu pensamento teológico e objeto de sua tese de doutorado em 1953. Para o prior da Basílica de San Pietro in Ciel d’Oro, Pe. Giustino Casciano, a visita de Bento XVI irá oferecer um grande apoio ao chamado "projeto Pavia", que os Agostinianos promovem, em coordenação com os religiosos de todo o mundo, procurando fazer da localidade um "Santuário de Santo Agostinho", local de "interioridade e beleza, de busca de Deus com a mente e o coração".

Antes de entrar na Basílica Papa vai lançar a primeira pedra do novo Centro Cultural Agostiniano.

Santo Agostinho

Uma das figuras mais importantes da Igreja primitiva, Agostinho nasceu em Tagaste (África) no ano 354. Converteu-se à fé e foi batizado em Milão por S. Ambrósio no ano 387. Eleito bispo de Hipona, durante trinta e quatro anos ofereceu numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e ilustrou a fé católica. Morreu no ano 430.

Na basílica, o Papa terá um encontro reservado com sacerdotes e religiosos antes de voltar para Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo