Véspera de Natal

Papa telefona para refugiados no Iraque

Francisco manifestou sua proximidade aos refugiados iraquianos e a preocupação, em especial, com as crianças e idosos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Na tarde desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco telefonou para o campo de refugiados de Ankawa, perto de Erbil, no Iraque. O telefonema foi possível por uma ligação via satélite da TV 2000, emissora católica italiana. As palavras do Papa foram traduzidas em árabe por um sacerdote local.

“Boa noite – disse o Papa – saúdo todos vocês nesta noite de Natal. Boa noite e que vocês estejam prontos para celebrar a Missa e eu me uno a todos vocês nesta celebração. Abraço todos vocês e desejo a todos um santo Natal”.

Francisco desejou que todos tenham um Natal com Jesus, pois os refugiados estão como Jesus na noite do seu nascimento: não havia lugar para Jesus, Ele foi expulso e precisou ir para o Egito para se salvar. “Pensem que vocês são como Jesus nesta situação e isto me faz rezar mais por vocês. (…) Peço a Jesus que vos acaricie com a sua ternura e à Nossa Senhora que vos dê tanto amor. Sou muito próximo a vocês”.

Houve um momento em que caiu a ligação via satélite, então o Santo Padre continuou o diálogo com o condutor o estúdio da TV que depois resumiu aos refugiados as palavras do Pontífice.

“Proximidade e ternura: pensem que o Natal é a festa da proximidade de Deus conosco e a ternura é aquilo que Deus faz para manifestar, a ternura de um menino e de uma mãe. Jesus o disse em dois trechos do Evangelho, onde está toda a vida cristã: nas Beatitudes e depois no trecho de Mateus 25: Você vai encontrar os doentes, os presos, aqueles que têm necessidade, cuidar das viúvas, de quem não tem o que comer e quem lhe visitar. Isto se chama ternura”, disse.

O Pontífice concluiu lembrando que, nesta noite de Natal, Jesus vem como um menino, é o amor e a ternura de Deus. “Que o Senhor nos dê a graça de recebê-Lo com tanto amor. E também penso nos avós e nos idosos, que viveram toda a vida e agora sofrem com esta cruz. Que os idosos deem a todos a sabedoria da vida. No meu coração esta noite estão as crianças e os idosos. E agora a todos vocês, especialmente crianças e idosos, abençoo de coração”.

O telefonema do Papa se soma à mensagem que ele enviou a todos os cristãos do Oriente Médio por ocasião do Natal. Na carta divulgada pelo Vaticano na terça-feira, 23, Francisco ofereceu consolo e esperança a todos os cristãos da região.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo