O Papa Bento XVI vai se encontrar, no próximo dia 21 de novembro, com um grupo de artistas modernos: arquitetos, músicos, pintores, escultores, escritores e cineastas. O evento, que deve se realizar na Capela Sistina, será apresentado na Sala de Imprensa, no próximo dia 10.
"A arte contemporânea tem a sua própria linguagem e gramática, totalmente distintas da arte clássica", explicou o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, que diz ter proposto o encontro com os artistas.
"Seria ideal se pudesse ser na Capela Sistina, onde os artistas de hoje poderiam instaurar um 'diálogo' com a arte sublime de Michelangelo. O encontro vai servir também para reduzir o 'espaço' entre a arte contemporânea e a Igreja", apontou o arcebispo.
O Dom Ravasi antecipou também que em 2011, pela primeira vez, a Santa Sé participará da Bienal de Veneza com um próprio 'stand'.
A intenção é convidar uma dezena de artistas, dentre os mais significativos do panorama contemporâneo, que não tenham, necessariamente, relação direta com a religião. "Gostaríamos de estimulá-los a trabalhar em projetos para desenvolver a arte espiritual, simbólica; não arte litúrgica, por enquanto".
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com