Mártires

Papa reza pelos missionários mártires do século XXI

Durante a oração Mariana do Regina Coeli, nesta segunda-feira, 24, Bento XVI falou sobre a Jornada anual de oração e jejum pelos martíres.

“Na luz de Cristo ressuscitado conquista particular valor a Jornada anual de oração e jejum pelos missionários mártires, comemorada no dia 24 de março” destacou Bento XVI.

O Pontífice afirmou ainda, que recordar e rezar pelos irmãos e irmãs missionários, bispos, religiosos, religiosas e leigos, mortos ao longo do ano de 2007, enquanto desenvolviam o trabalho missionário é um dever de gratidão para toda a Igreja e um estímulo para todos a testemunharem de modo sempre mais corajoso a nossa fé e a nossa esperança Naquele que sobre a Cruz venceu para sempre o poder do ódio e da violência com a onipotência de seu amor.

Segundo o dossiê publicado anualmente pela Congregação para a Evangelização dos povos, em 2007 foram assassinados 21 missioários, enquando desenvolviam o trabalho de evagenlização.

Na Ásia, precisamente em Mosul no Iraque morreram diante da Igreja em um ataque, o pároco Aghiid Ganni e três diáconos: Basman Yousef Daud, Ghasan Bidawid e Wahid Hanna.

Nas Filipinas foram assassinados Pe.Fransiskus Madhu, Pe.Fiorante Rigonan e um seminarista. No Sri Lanka Pe. Nicholaspillai Pacidyaranjith do "Jesuit Refugee Service" foi atingido por uma bomba enquanto dava assistência aos refugiados.

Na América, a Igreja mexicana perdeu Macias Rosales, padre Fernando Sanchez Duran e o missionário padre Ricardo Junious; na Colômbia foram assassinados padre Mario Bianco dos missionários da Consolata e padre José Luis Camacho Cepeda; no Brasil morreu padre  Wolfgang Herniann; na Guatemala faleceu Frei Enrique Alberto Giano Merino.

No Continente Africano perderam a vida, padre  Allard Msheyène missionário dos Oblatos de Maria Imaculada e irmã Anne Thole, ambos do do sul do continente; no Kênia faleceu o missionário Martin Addai; na Ruanda padre  Richard Bimeriki foi vítima de uma agressão.

No continente europeu foram assassinados dois sacerdotes espanhóis: padre Salvador Herandez Seller epadre Tomaz Perez.

A Congregação afirmou ainda que este número pode ser maior, pois muitos missionários morrem e ficam no anonimato devido a dificuldade de comunicação em muitos lugares onde a Igreja esta presente.

A data recorda o assassinato  de Dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador no México em 1980.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo