Catequese

Papa recorda São Cirilo como guardião da verdadeira fé

Regressando nesta quarta-feira de manhã ao Vaticano, depois de ter passado boa parte do Verão em Castelgandolfo, Bento XVI presidiu, na Praça de São Pedro, perante milhares de peregrinos, a tradicional audiência geral.

Prosseguindo a catequese que tem se desenvolvido sobre os "Padres da Igreja", o Papa referiu-se desta vez a São Cirilo de Jerusalém (proclamado "Doutor da Igreja" por Leão XIII), um bispo cujo nome se encontra estreitamente ligado à controvérsia que conduziu, no ano 431, no concílio de Éfeso, à definição dada à Virgem Maria – "theotokos" ("Mãe de Deus"), convidando os Bispos a "preservar a fé no povo de Deus".

"É preciso expor ao povo o ensinamento da fé de modo irrepreensível e recordar que aquele que escandaliza um dos mais pequeninos sofrerá um castigo terrível", disse o Papa, destacando este ensinamento que se encontra presente nos Evangelhos.

Cirlilo nasceu no ano 370 e seguiu a vida monástica; ordenado sacerdote, acompanhou seu tio, bispo de Alexandria, e foi seu sucessor no episcopado no ano 412. Combateu energicamente as doutrinas de Nestório (que negava a divindade de Jesus) e foi a figura principal do Concílio de Éfeso. Morreu no ano 444.

A disputa teológica em torno da humanidade e da divindade de Jesus foi recordada pelo Papa, o qual afirmou que "em Cristo, homem e Deus se uniram numa só pessoa".

"Aliás – observou o Papa – São Cirilo deixou uma obra rica e abundante, composta por comentários de numerosos livros bíblicos, escritos doutrinais e textos apologéticos. São Cirilo teve sempre como base do seu ensinamento a tradição eclesiástica, sobretudo os escritos de Santo Atanásio, seu predecessor na sede de Alexandria, mostrando assim a continuidade da sua teologia com a Tradição".

Lembrando a figura de São Cirilo como "guardião da verdadeira fé", Bento XVI frisou ainda que "a fé cristã é, acima de tudo, um encontro com Jesus".

Posteriormente, nas saudações aos peregrinos, o Papa lembrou a Festa de São Francisco de Assis, que se celebra amanhã, convidando os presentes a seguirem o seu exemplo como alguém que "renunciou aos bens terrenos" e "nos ensinou a ser simples, humildes e puros".

Não faltou uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa:

"Saúdo também os participantes de língua portuguesa, em especial o grupo de visitantes portugueses e os brasileiros da Paróquia de Santa Teresinha de São Paulo, bem como os que provieram de diversas regiões do País. De todo o coração vos abençoo, desejando que as vossas comunidades, a começar da própria família, procurem consolidar-se pela força e à imitação da Eucaristia, donde irradia a caridade de Cristo que se dá em alimento aos fiéis! Sede seus comensais devotos e assíduos adoradores"!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo