Aconteceram, nesta manhã, 23, na Basílica de São Pedro as exéquias solenes do Presidente do Conselho Pontifício para a família, Cardeal Afonso Lopez Trujillo, falecido sábado passado em Roma, com 72 anos. A cerimônia foi presidida pelo cardeal Ângelo Sodano, decano do colégio cardinalício. Bento XVI, que regressou a Roma há dois dias da sua viagem apostólica aos Estados Unidos, interveio na última parte das exéquias, destacando a atividade incansável em favor da família do Cardeal Trujilo.
.: Nota da CNBB pelo falecimento do Cardeal Alfonso Trujilo
.: Falece o Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo
"Ele fez da defesa e do amor pela família o empenho caracterizante do seu serviço. Todos admirávamos sua atividade incansável. Não podemos deixar de lhe manifestar gratidão pela batalha tenaz com que conduziu em defesa da verdade do amor familiar e da difusão do evangelho da família", afirmou o Papa.
O Papa definiu como exemplares o entusiasmo e a determinação com os quais operava recordando, em particular, a sua proposta de uma espiritualidade bastante concreta para todos aqueles que se encontram empenhados na atuação do projeto divino sobre a família.
"O purpurado colombiano, disse Bento XVI, sublinhou que se a ciência não se dedica a compreender e a educar para a vida perderá as batalhas mais decisivas no terreno fascinante e misterioso da engenharia genética".
Durante a homilia Bento XVI falou também da generosidade do Cardeal Lopez Trujillo, traduzida em múltiplas obras de caridade, especialmente a favor das crianças em varias partes do mundo.