A agenda do Papa Bento XVI foi intensa nesta sexta-feira, 22. Logo cedo, o Santo Padre recebeu o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov e, a seguir, o presidente da Macedônia, Gjeorge Ivanov. Os dois presidentes vieram a Roma por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio, copadroeiros da Europa.
Depois, foi a vez de mais um grupo de bispos peruanos, em visita ad limina. E no final desta tarde, receberá o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada.
Em seu discurso ao presidente búlgaro, o Papa afirmou que a visita de hoje oferece a oportunidade de recordar a obra evangélica e social realizada pelos Santos Cirilo e Metódio.
"A herança espiritual dos dois santos marcou a vida dos povos eslavos", disse o Papa. "O exemplo deles amparou o testemunho e a fidelidade de inúmeros cristãos que, no decorrer dos séculos, consagraram sua existência à construção de uma sociedade justa e solidária".
"Que este testemunho faça com que a Bulgária contribua à construção de uma Europa fiel a suas raízes cristãs", concluiu.
Os Santos Cirilo e Metódio também estiveram no centro do discurso de Bento XVI ao presidente da Macedônia. Gjeorge Ivanov estava acompanhado de membros da Igreja Ortodoxa e da Igreja Católica.
Bento XVI fez votos de que a influência dos dois santos faça com que a Macedônia se torne sempre mais um local de encontro e diálogo pacíficos entre as esferas sociais e religiosas do país.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com