Celebradas Exéquias

Papa recorda dedicação do falecido Cardeal Aloysius Ambrozic

Milhares de fiéis participaram das exéquias do Arcebispo emérito de Toronto, Cardeal Aloysius Ambrozic, nesta quarta-feira, 1º. Na missa exequial, o Arcebispo de Toronto, Dom Thomas Collins, repercorreu os momentos fundamentais da vida do purpurado, falecido dia 26 de agosto, aos 81 anos, após longa enfermidade.

Dom Collins recordou os 56 anos de ministério sacerdotal do Cardeal Ambrozic e ressaltou que o purpurado foi fiel – ao longo de toda a sua vida – a seu lema episcopal: "Jesus é o Senhor".

Em particular, o Arcebispo quis ler uma frase do Cardeal centralizada justamente em seu lema: "É para Jesus que olhamos. É Jesus que imitamos e que seguimos. É Jesus que está conosco, de modo que nós possamos estar com Ele".

O Cardeal Ambrozic desempenhou numerosos encargos em sua vida e pôde acolher a juventude do mundo inteiro na JMJ de Toronto, em 2002, a última de João Paulo II. E, todavia – observou Dom Collins –, "a sua visão de esperança" foi manifestada ainda mais profundamente na sua missão diária como "discípulo, pastor e apóstolo".

No telegrama de pesar enviado a Dom Collins, Bento XVI assegura as suas orações pela "nobre alma" do Cardeal Ambrozic, recordando, "com gratidão", a sua "dedicação e o serviço" à Igreja no Canadá.

O Papa confia-o "à misericórdia infinita de Deus, nosso Pai amoroso", invocando "paz e consolação no Senhor" aos entes queridos do purpurado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo