A população alpina da região de Veneto no nordeste da Itália, Lorenzago di Cadore, prepara o concerto com o qual na quarta-feira homenageará o pontífice pela festividade de São Bento.
Bento XVI é o convidado de honra, no dia de seu onomástico .
O Papa se hospeda, de 9 a 27 de julho, em uma pequena vila propriedade da diocese de Treviso que foi sobriamente reestruturada. Na casa, Bento XVI tem à sua disposição um piano, gentileza de um residente.
No bosque que cerca a estrutura, foram preparados caminhos para que o Santo Padre possa passear em plena natureza com toda tranqüilidade.
A diocese de Belluno está particularmente voltada para a organização do concerto em honra do Papa. O encontro será na quarta-feira, às 21 horas, na igreja paroquial de Lorenzago.
Justamente 24 horas antes, nesta terça-feira, na citada igreja se estreará o órgão «Comelli», após os trabalhos de sua restauração. O professor Cláudio Caretta do Conservatório de Castelfranco Veneto oferecerá um concerto.
«Comelli» voltará a soar no dia em que a liturgia recorda o santo padroeiro da Europa. No teclado estará o maestro espanhol José Luis Uriol. Igualmente se contará com a interpretação da Schola Cantorum local. Esperam-se partituras de Bach e Scarlatti.
O instrumento é de 1790, querido pelos habitantes de Lorenzago daquele tempo. Foi confiado a um fabricante de órgãos de Udine, Francesco Comelli. Atualmente, em toda a região, só restam dois órgãos desse tipo.
Na diocese de Bellunos-Feltre e Treviso, uma Comissão ad hoc — formada pela prefeitura, pela paróquia e pelos voluntários — organizou um rico calendário de celebrações, tempos de oração e encontros culturais para sensibilizar todos os residentes quanto à chegada e presença do Papa. O bispo de Belluno-Feltre, Dom Giuseppe Andrich, convidou Bento XVI para assistir ao concerto, confirma a «Rádio Vaticano». «A esperança de que o Papa assista é alimentada porque se trata de São Bento e porque o Santo Padre é um apaixonado por música. Mas são só esperanças. Não nos decepcionará se não for. Se for, será uma enorme alegria», expressa o pároco de Lorenzago, monsenhor Sergio De Martino, à emissora pontifícia.