Antes da Catequese, o grupo de jovens italianos celebraram com o Papa 50 anos de fundação de sua escola
Da Redação, com Vatican News
O Papa Francisco recebeu, nesta quarta-feira, 16 de março, antes da Audiência Geral, um grupo de estudantes e funcionários italianos da Escola “La Zolla” de Milão, que celebram os 50 anos de fundação da instituição. O Papa disse aos jovens que é preciso tecer laços para construir uma sociedade mais unida e fraterna.
“No mundo de hoje, barreiras entre as pessoas. E o resultado de barreiras é a exclusão, a rejeição.”
Em seu discurso, Francisco destacou que esta “escola de inspiração cristã é uma realidade para a região de Milão e oferece um serviço educativo apreciado em colaboração com as famílias. É construir uma comunidade educativa na qual, junto com os professores, os pais pode ser protagonistas do crescimento cultural de seus filhos”.
Dirigindo-se aos jovens, o Papa destacou duas palavras: partilha e acolhida.
Partilhar e acolher
“Não se cansem de amadurecer junto com as pessoas ao seu redor: colegas de escola, pais, educadores, amigos. Há uma necessidade de trabalhar em equipe, de crescer não apenas em conhecimento, mas também em tecer laços para construir uma sociedade mais unida e fraterna. Porque a paz, que tanto precisamos, se constrói artesanalmente através da partilha.”
O Papa disse ainda que existem barreiras entre estados, entre grupos sociais, mas também entre as pessoas. E muitas vezes o telefone, que você continua olhando, torna-se uma fronteira que isola em um mundo que você tem na ponta de seus dedos. Como é bonito olhar nos olhos das pessoas, ouvir sua história e acolher sua identidade; pontes através da amizade com irmãos e irmãs de tradições, grupos étnicos e religiões. Somente assim construiremos, com a ajuda de Deus, um futuro de paz e esperança.