Esclarecimento

Papa recebe cardeais Christoph Schönborn, Sodano e Bertone

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no início da tarde desta segunda-feira, 28, o seguinte comunicado:

1) O Santo Padre recebeu hoje em audiência o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena e Presidente da Conferência Episcopal da Áustria. O purpurado havia solicitado a oportunidade de informar pessoalmente ao Papa acerca da situação atual da Igreja na Áustria. Em particular, o Cardeal Schönborn quis esclarecer o significado exato de suas recentes declarações sobre alguns aspectos da disciplina eclesiástica atual, bem como alguns juízos sobre a atuação da Secretaria de Estado, em particular do então secretário de Estado do Papa João Paulo II, em relação com o falecido Cardeal Hans Hermann Groër, arcebispo de Viena de 1986 a 1995.

2) Posteriormente, convidou-se para o encontro os cardeais Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício e Tarcisio Bertone, secretário de Estado. Na segunda parte da audiência, foram esclarecidos e resolvidos alguns equívocos muito difundidos e em parte derivados de algumas expressões do Cardeal Christoph Schönborn, que manifesta seu pesar pelas interpretações que foram realizadas.

Em particular:
2.a) Recorda-se que, na Igreja, quando se trata de acusações contra um cardeal, a competência corresponde exclusivamente ao Papa; as outras instâncias podem ter uma função de assessoramento, sempre com o devido respeito pelas pessoas.

2.b) A palavra "chiacchiericcio" (tagarelice) foi interpretada erroneamente como uma falta de respeito pelas vítimas de abusos sexuais, pelas quais o cardeal Angelo Sodano nutre os mesmos sentimentos de compaixão e condenação do mal, como expressados em diversas ocasiões pelo Santo Padre. Essa palavra, pronunciada no início da Missa de Páscoa, havia-se tomado literalmente da homilia pontifícia do Domingo de Ramos e referia-se à "valentia que não se deixa intimidar pela tagarelice das opiniões dominantes.

3) O Santo Padre, recordando com grande afeto sua visita pastoral à Áustria, envia por meio do cardeal Christoph Schönborn sua saudação e alento à Igreja na Áustria e a seus pastores, confiando à celestial proteção de Maria, tão venerada em Mariazell, o caminho de uma comunhão eclesial renovada.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo