A padroeira da América Latina será recordada pelo Papa Francisco no dia em que a Igreja celebra sua memória litúrgica
Da redação, com L’Osservatore Romano
No dia 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco presidirá uma Missa em honra da padroeira da América Latina. A celebração terá início às 18h (hora local) na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Na ocasião, o Santo Padre irá confiar à intercessão da Virgem de Guadalupe, a evangelização e a promoção humana dos povos do continente, pelos quais invocará paz, justiça e unidade.
A informação foi divulgada pela Pontifícia comissão para a América Latina, que sublinhou que naquele dia a oração mariana unirá o centro da catolicidade com a basílica-santuário da Cidade do México e com todos os lugares que, do Alasca à Terra do fogo, têm em comum a devoção à Virgem de Guadalupe.
Na basílica, a Missa será precedida, a partir das 16h45 (hora local), pela entrada das bandeiras de todos os países do continente, pela homenagem à imagem da padroeira, pela sucessiva recitação do “rosário gualupano” e por uma oração do Advento acompanhada por cânticos da tradição popular latino-americana.
A celebração será acompanhada por cânticos da Misa criolla do compositor argentino Ariel Ramírez, cuja execução será dirigida pelo filho, Facundo Ramírez, com o seu grupo musical, Patricia Sosa como convidada e a colaboração do coro romano Musica Nuova. Um ato significativo, visto que há exatamente 50 anos Ariel Ramírez apresentou ao Papa Paulo VI a obra recém composta.