Lenços brancos ao ar saudaram a entrada triunfal da imagem da Virgem do Carmo Missionária na Catedral, enquanto os fervorosos fiéis entoavam a música "Contigo Virgen del Carmen", na noite de domingo, 11.
A entrega solene foi realizada em meio à Santa Missa, concelebrada por todos os bispos do país, encabeçados pelo presidente da Conferência Episcopal, Dom Alejandro Goic, e o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz. Também concelebrou o Cardeal Jorge Medina. Na Eucaristia, participaram o vice-presidente da República, Rodrigo Hinzpeter; o presidente do Senado, Jorge Pizarro, a presidenta da Câmara dos Deputados, Alejandra Sepúlveda, entre outras autoridades.
Sinal de amor
"Com muito gosto faço, hoje, a entrega desta bela imagem de Nossa Senhora do Carmo, tão querida ao povo chileno, abençoada solenemente em Roma, pelo Papa Bento XVI, em 24 de março passado, como sinal de seu amor e solicitude por esta nação, na celebração do bicentenário dos inícios de sua independência", disse o cardeal Tarcisio Bertone. "Ela, como Mãe dos missionários que anunciam com fidelidade a Cristo, que é nossa verdade, nossa Rocha e nossa Alegria, peregrinará por este país, tão presente no coração do Sucessor de Pedro, oferecendo a todos o consolo e a fortaleza, especialmente àqueles que sofreram as terríveis consequências do recente terremoto".
"No bicentenário do Chile, a comunidade cristã tem uma bela história para contar, feita de iniciativas exemplares de evangelização, de promoção da cultura, de educação nos valores cristãos e humanos ou na atenção aos necessitados", salientou Berttone, que concluiu sua homilia com uma bela oração à Virgem do Carmo:
Santíssima Virgem do Carmo, olhai com bondade para os pastores e fiéis deste povo que te veneram com humilde confiança, e ensinai-lhes a acolher sempre a Palavra de Deus, a celebrar a Eucaristia, e a vivê-la e dar testemunho dela todos os dias. Acompanhai, com teu coração de Mãe, todos os propósitos e desejos. Intercedei junto ao vosso Filho Jesus Cristo, para que ajude o Chile nestes tempos difíceis de sua história, para que abençoe as famílias, em particular as que mais sofrem, e multiplicai em suas mesas o vinho da concórdia e a caridade. Virgem Maria, incentiva e sustenta aos chilenos no caminho que querem percorrer como filhos muito amados de Deus Pai, Mãe e Rainha do Chile, brilha sobre esta pátria como Estrela da nova evangelização, da esperança e da paz. Amém.
Saudações do Cardeal Errázuriz
O Cardeal Francisco Javier Errázuriz deu as boas-vindas ao secretário de Estado. "A presença entre nós do colaborador mais próximo de Sua Santidade, o Papa, evoca a proximidade do Santo Padre, que temos experimentado ao longo de mais de 200 anos de história que celebramos", disse o Arcebispo de Santiago.
"Vossa Eminência nos traz palavras de alento e consolo do Santo Padre Bento XVI, neste tempo doloroso em que muitas famílias chilenas foram atingidas pelo violento terremoto e o invasor maremoto que sofremos. Vossa Eminência chega até nós com o objetivo de incentivar a nossa esperança, que cresce na solidariedade humana, enquanto cristã, suscitada tão vigorosamente pelo Espírito Santo. Agradeço também, senhor Cardeal, por ser portador dos presentes do Santo Padre por ocasião do nosso Bicentenário e pela valiosa contribuição que Vós lhe prestais a favor de toda a Igreja, por sua contribuição para o ecumenismo e o diálogo interreligioso e para a paz no mundo", concluiu.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com