Ângelus

Papa pede renovado Pentecostes para JMJ 2008

Jornada Mundial da Juventude de Sydney e reunião do G8, no Japão, nas palavras do Papa por ocasião do Ângelus, em Castelgandolfo

Há uma semana de sua partida para a Austrália, o Papa Bento XVI recordou, no Ângelus deste domingo, em Castelgandolfo, sua viagem para participar da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 15 e 20 de julho.

O Papa invocou "um renovado Pentecostes" para este importante acontecimento eclesial e pediu orações por essa intenção.

Em vésperas do Encontro dos chefes de estado e de governo dos países membros do G8, no Japão, o Santo Padre fez um apelo a que predomine o sentido de solidariedade e se contribua para tomar medidas que relancem um processo équo de desenvolvimento integral.

JMJ 2008

Bento XVI viajará para Sidney no próximo sábado, 12, para onde jovens de todos os continentes estão indo para participar da XXIII Jornada Mundial da Juventude.

"Convido toda a Igreja a sentir-se participante desta nova etapa da grande peregrinação juvenil através do mundo, iniciada em 1985 pelo Servo de Deus João Paulo II. A próxima Jornada Mundial da Juventude preanuncia-se como um renovado Pentecostes: desde há um ano que as comunidades cristãs se preparam seguindo as indicações contidas na Mensagem sobre o tema: 'Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas' (Atos 1,8)", destacou o Papa.

"É a promessa que Jesus fez aos seus discípulos depois da ressurreição, e que permanece sempre válida e actual na Igreja (observou o Papa): é o Espírito Santo, desejado e acolhido na oração, que infunde nos crentes a capacidade de serem testemunhas de Jesus e do seu Evangelho".

Afirmando que nenhuma cristãos pode ficar indiferente, Bento XVI disse estar "certo de que de todos os cantos da terra os católicos se unirão a mim e aos jovens congregados, como num Cenáculo, em Sidney, invocando intensamente o Espírito Santo, para que inunde os corações de luz interior, de amor a Deus e aos irmãos, da corajosa iniciativa de introduzir na variedade das línguas e das culturas a eterna mensagem de Jesus".

Concluindo sua mensagem, antes da recitação do Angelus, o Santo Padre confiou à Maria a sua viagem à Austrália e o Encontro dos Jovens, em Sidney. E pediu também a "intercessão de Maria para que o período estivo possa oferecer a todos a ocasião de um tempo de repouso e de restabelecimento físico e espiritual".

Encontro G8

Foi depois das Ave-Marias que Bento XVI recordou a reunião anual do G8, nesta segunda-feira, no Japão. O Papa referiu as "numerosas vozes" que se elevaram, nestes dias (nomeadamente das Conferências Episcopais dos países ali representados), para pedir que "se concretizem os compromissos assumidos nos anteriores encontros do G8 e se adotem corajosamente todas as medidas necessárias para vencer os flagelos da pobreza extrema, da fome, das doenças, do analfabetismo, que afetam ainda grande parte da humanidade".|

"Uno-me também eu a este premente apelo à solidariedade! Dirijo-me pois aos participantes no encontro de Hokkarido-Toyako, para que coloquem no centro das suas deliberações as necessidades das populações mais débeis e mais pobres, cuja vulnerabilidade se acentua hoje em dia devido às especulações e às turbulências financeiras, com os seus efeitos perversos sobre os preços da alimentação e da energia. Faço votos de que generosidade e abertura de vistas ajudem a tomar decisões visando relançar um équo processo de desenvolvimento integral, que salvaguarde a dignidade humana".

Mensagem às crianças

Presente neste domingo, no pátio interior do Palácio de Castelgandolfo, um grupo de crianças chinesas entoaram um canto em honra do Papa, oportunidade para Bento XVI dirigir uma saudação às crianças da China e as do mundo todo:

"Amor, concórdia, harmonia e solidariedade são os valores que quereis promover na China e nos outros países do mundo. As crianças representam o futuro da família humana e são, portanto, chamados a título pleno a construir um mundo mais belo e mais humano. A vossa presença permite-se enviar votos de paz e de alegria a todos os outros meninos da China e do mundo".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo