O Papa Bento XVI nomeou o sacerdote português, da Diocese de Viana do Castelo, Padre Fernando Caldas Esteves, como Oficial da Congregação para a Educação Católica.
O sacerdote será responsável pelo setor de língua portuguesa e espanhola das Escolas Católicas, bem como das Universidades Católicas e Faculdades Eclesiásticas.
Este organismo do Vaticano coordena três grandes áreas: Universidades Católicas e Faculdades Eclesiásticas, Escolas Católicas, Seminários e Vocações.
Padre Fernando Caldas Esteves, nascido em 6 de janeiro de 1974, terá a tarefa de estudar e preparar os temas em desenvolvimento ao nível das ciências da educação, compreendidos numa perspectiva católica; ajudará a preparar as visitas ad limina dos bispos de língua portuguesa e espanhola e acompanhar as Associações Internacionais de Educação.
Terá ainda o cargo de fornecer informações do âmbito educativo aos novos Núncios Apostólicos, elaborar e traduzir em português e espanhol os documentos da Congregação para a Educação Católica, bem como acompanhar e dar uma resposta às várias solicitações e questões que chegam à Congregação do âmbito educativo.
O sacerdote português, foi ordenado em 1998, tem licenciatura em Teologia e mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Animação e Pastoral Juvenil e Catequética, na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.
Desde 2005, padre Fernando Caldas Esteves era vice-reitor no Pontifício Colégio Português de Roma.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com