Santa Sé

Papa nomeia prefeito para Congregação para a Causa dos Santos

O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo italiano Angelo Amato como prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, em substituição ao Cardeal José Saraiva Martins. O novo prefeito é secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e um dos mais próximos colaboradores do Papa nos últimos anos. A notícia foi publicada hoje, 9, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Cardeal Saraiva Martins, 76 anos, deixou de ser o prefeito por ter atingido o limite de idade estabelecido pelo Direito Canônico (75 anos).

Dom José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu em 2 de janeiro de 1932. Depois de terminar os estudos liceais, em Carvalhos, no seminário dos Missionários do Imaculado Coração de Maria, partiu para Roma, onde residiu desde os 17 anos de idade. Lá estudou e fez doutorados em Teologia na Universidade de São Tomás e de Filosofia na Universidade Pontifícia Urbaniana, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Foi ordenado presbítero em 16 de março de 1957, em Roma.

De 1977 a 1983 foi de Reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988. Neste ano foi nomeado secretário para a Congregação da Educação Cristã e ordenado Bispo. Foi nomeado Cardeal em 2001, por João Paulo II.

O Cardeal português era prefeito da Congregação para a Causa dos Santos desde 30 de maio de 1998, tendo imprimido um grande dinamismo no trabalho deste dicastério da Cúria Romana. Foi um dos homens de confiança de João Paulo II, o Papa que mais fiéis beatificou e canonizou na história da Igreja Católica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo