O Papa Bento XVI nomeou, neste sábado, 22, o novo Revisor internacional na Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, a instituição que controla as contas do Vaticano. Trata-se do economista coreano, Thomas Han Hong-Soon Han.
Hong-Soon, docente de Economia na Universidade de Estudos Estrangeiros de Hankuk, em Seul, é presidente do Conselho do Apostolado dos Leigos Católicos da Coréia.
Ao intervir no recente Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, realizado em outubro, no Vaticano, o professor alertou sobre uma administração inadequada dos bens da Igreja e recordou que a formação na Palavra de Deus deveria compreender uma sólida formação na doutrina social da Igreja.
"Neste sentido, disse, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja pode constituir um válido instrumento. Temos necessidade de educadores competentes no campo da doutrina social e no estudo da Palavra de Deus. A Igreja deveria investir recursos humanos e financeiros na formação de educadores".
"Os responsáveis pela Igreja, acrescentou, deveriam fazer um sério exame dos estilos de vida e dos bens eclesiais, à luz da Palavra de Deus, para tomarem todas as medidas possíveis e promoverem a Doutrina social. Além disso, quando se fecham contratos empregatícios, a Igreja deve garantir que contenham princípios de justiça, remunerações condizentes com a vida e boas condições de trabalho. Infelizmente, os antecedentes da Igreja nem sempre foram satisfatórios".
O professor concluiu seu pronunciamento, realizado durante o Sínodo, esperando que essa reunião episcopal promova um estilo de vida bíblico, próprio de uma Igreja que dá testemunho e promove a formação de leigos.
O cargo de Revisor internacional era ocupado, ultimamente, pelo ex-presidente da companhia aérea Alitalia, Maurizio Prato.
Leia mais
.: CNBB promove I Seminário de Gestão Eclesial