Nomeação

Papa nomeia dois novos bispos para Cuba

O papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para Cuba 😮 sacerdote de origem espanhola Domingo Oropesa Lorente para a diocese Cienfuegos, e o sacerdote cubano Álvaro Julio Beyra Luarca para a do Santíssimo Salvador de Bayamo y Manzanillo.

Originário de Alcázar de San Juan (província espanhola de Cidade Real), Domingo Oropesa Lorente nasceu em 10 de outubro de 1950. Estudou na Faculdade de Psicologia de Barcelona. Em 1977 ingressou no seminário maior de São Ildefonso de Toledo, onde estudou Filosofia e Teologia.

Ordenado sacerdote em 15 julho de 1984 para o clero da arquidiocese espanhola de Toledo, lá exerceu seu ministério sacerdotal como vigário paroquial, pároco «in solidum» e arcipreste em diferentes localidades.

Foi enviado a Cuba em 1999 como sacerdote «fidei doum» (dom da fé), em concreto à arquidiocese de Camaguey, onde permaneceu até o ano passado como administrador e primeiro pároco do Sagrado Coração de Jesus, em Céspedes.

Desde então e até hoje, tinha sido pároco de Nossa Senhora do Carmo, em Florida (Cuba).

A diocese cubana de Cienfuegos tem uma população de 485.000 habitantes — 293.600 são católicos; o número de sacerdotes é de 23; os religiosos são 37; também conta com um diácono permanente.

Por sua parte, o bispo eleito do Santíssimo Salvador de Bayamo y Manzanillo, Álvaro Julio Beyra Luarca, nasceu em 27 de maio de 1945, em Camaguey (Cuba). Engenheiro agrônomo, como leigo foi diretor da revista diocesana «Enfoque» e presidente do secretariado diocesano para a cultura de Camaguey.

Ingressou no seminário maior São Carlos e São Ambrósio de Havana em 1989. Após dois anos foi enviado para concluir seus estudos de Teologia à universidade belga de Lovaina.

Foi ordenado sacerdote em 24 de fevereiro de 1994, para o clero da arquidiocese de Camaguey.

Desenvolveu seu ministério como coadjutor e pároco em diversos pontos de circunscrição eclesiástica. Até agora, era pároco de Nossa Senhora da Caridade de Nuevitas. De uma população de 829.000 habitantes, os católicos no Santíssimo Salvador de Bayamo y Manzanillo são aproximadamente 222.000; são atendidos por 13 sacerdotes e 18 religiosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo