Função estava vacante desde a morte do Cardeal Jean-Louis Tauran, em julho do ano passado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco nomeou como carmelengo da Igreja Católica o Cardeal Kevin Joseph Farrell, atualmente prefeito do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A nomeação foi anunciada nesta quinta-feira, 14, pela sala de imprensa da Santa Sé.
O Camerlengo é o encarregado de gerenciar o Vaticano durante a Sé Vacante. Ele serve como o Chefe de Estado atuante até que o novo Papa seja eleito. Entretanto, não é responsável pelo governo da Igreja Católica durante a Sé Vacante, sendo portanto impossibilitado de tomar ações próprias do Sucessor de Pedro, como escrever encíclicas, criar ou unir dioceses, nomear bispos, etc.
Também está entre as atribuições do carmelengo a presidência da Câmara Apostólica e o cuidado dos bens e direitos temporais da Santa Sé. Com a morte ou renúncia de um Papa, o Camerlengo é o único que mantém seu cargo, pois é ele quem cuida de todos os preparativos para o início do Conclave.
O último carmelengo da Igreja foi o cardeal francês Jean-Louis Tauran, que faleceu em 5 de julho do ano passado, e desde então a Câmara Apostólica estava vacante.