Catequese

Papa medita o Salmo 138 e fala sobre a pessoa humana e o sofrimento

O Papa Bento XVI lembrou hoje as vítimas do maremoto que, há um ano, fez mais de 200 mil vítimas no sudeste asiático. Na audiência geral desta manhã, o Papa rezou “por eles e por todos os que, mesmo noutras regiões do mundo, sofreram calamidades naturais e esperam ainda a nossa solidariedade concreta”.

Na sua intervenção, perante 30 mil peregrinos, o Santo Padre apresentou uma reflexão sobre o Salmo 138, afirmando que a pessoa humana é uma “obra-prima”, mesmo quando é atingida pelo sofrimento.

Tal como na audiência da semana passada, o Papa envergava o “camauro”, um barrete de veludo vermelho bordado a branco, para proteger-se do frio. Prosseguindo a reflexão iniciada em 14 de Dezembro, sobre o mesmo Salmo, Bento XVI sublinhou a dignidade e a grandeza da “pessoa humana por nascer”, com um aparte dedicado “à pequena criatura humana não nascida, formada pelas mãos de Deus e rodeada pelo seu amor”.

“No livro da vida do Senhor estão já inscritos os dias que essa criatura viverá e encherá de obras durante a sua existência terrena”, a partir do embrião “ainda informe” que é a pessoa humana no seio materno.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo