Condolências

Papa lamenta morte do Patriarca Ortodoxo de Bucareste

Bento XVI enviou as suas condolências ao Patriarcado Ortodoxo da Romênia por ocasião do falecimento do Patriarca Teoctist II, figura de referência no mundo cristão ao longo das últimas décadas.

O Papa sublinha que o falecido Patriarca romeno foi "um líder eclesial distinto e altamente considerado", lembrando o seu "sábio ministério" e a visita que João Paulo II fez a Teocsit II em 1999, retribuída posteriormente em 2002, momentos considerados como "um dom da graça divina".

A mudança nas relações entre o Vaticano e o Patriarcado romeno "deu um novo impulso à amizade crescente e à melhoria das relações fraternas entre as Igrejas".

Juntamente com o anterior Papa, o Patriarca Ortodoxo de Bucareste "escreveu uma nova página na história das nossas comunidades, superando um passado difícil", aponta Bento XVI.

O funeral do Patriarca Teoctist, falecido nesta segunda-feira, terá lugar no próximo dia 3 de Agosto, decretado dia nacional de luto na Romênia. Na celebração estará presente uma delegação da Santa Sé encabeçada pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Eleito hierarca supremo da Igreja Ortodoxa Romena em Novembro de 1986, Teoctist entrou na história como o primeiro chefe eclesial de um país de maioria ortodoxa que recebeu a visita de João Paulo II, em Maio de 1999. O Patriarca romeno falece a poucas semanas da III Assembleia Ecuménica Europeia, que decorrerá neste país, na cidade de Sibiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo