Papa lamenta lógica da indiferença diante dos naufrágios de imigrantes

Em mensagem, Papa recorda viagem a Lampedusa e afirma unir-se espiritualmente às vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo

Da redação, com Agência Ecclesia

Papa lamenta lógica da indiferença diante dos naufrágios de imigrantes

Na visita do Papa Francisco à Lampedusa, o Pontífice jogou uma coroa de flores no Mar Mediterrâneo em memória às vítimas dos naufrágios / Foto: Agência Ecclesia

O Papa Francisco escreveu uma mensagem para assinalar o primeiro aniversário da sua visita à ilha italiana de Lampedusa, lamentando a “lógica da indiferença” perante os naufrágios que continuam a acontecer no Mediterrâneo. O Santo Padre visitou a região no dia 8 de julho de 2013.

“Um ano depois, o problema da imigração está a agravar-se e outras tragédias seguiram-se, infelizmente, a um ritmo acelerado. O nosso coração tem dificuldades em aceitar a morte destes nossos irmãos e irmãs, que enfrentam viagens extenuantes para fugir dos dramas, pobreza, guerras, conflitos, muitas vezes ligados a políticas internacionais”, refere o texto enviado à Arquidiocese de Agrigento e que foi lido neste sábado, 5, na Praça Garibaldi, em Lampedusa, durante as cerimónias que evocaram a visita papal.

Francisco diz regressar “espiritualmente” ao Mediterrâneo para “chorar com quantos estão na dor” e para “lançar as flores da oração de sufrágio pelas mulheres, os homens e as crianças que são vítimas de um drama que parece não ter fim”.

“Tudo isto deve ser enfrentado não com a lógica da indiferença, mas com a lógica da hospitalidade e da partilha, a fim de tutelar e promover a dignidade e a centralidade de cada ser humano”, escreve o Papa.

No aniversário da visita, celebrado nesta terça-feira, 8, Francisco agradece a possibilidade de ter visitado Lampedusa para “rezar pelas demasiadas vítimas dos naufrágios”.

O responsável pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, cardeal Antonio Maria Vegliò, vai presidir hoje a uma Missa na ilha italiana, com o objetivo de “sensibilizar a comunidade eclesial e a opinião pública para os problemas dos migrantes e dos refugiados”.

A Eucaristia deste domingo é o “momento culminante” de várias manifestações que pretendem recordar o primeiro aniversário da visita do Papa Francisco, “recordar as milhares de vítimas que perderam a vida no mar diante da ilha e também para refletir sobre o papel de Lampedusa como coração do Mediterrâneo”, desenvolveu o responsável da Santa Sé.

Leia também
.: Papa envia ajuda econômica a sobreviventes de naufrágio em Lampedusa
.: Papa lamenta novo naufrágio em Lampedusa e reza por vítimas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo