Quaresma

Papa inicia exercícios espirituais no domingo

Iniciam no primeiro domingo da Quaresma, 21, os exercícios espirituais com a presença de Bento XVI. As pregações acontecem na Capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico Vaticano.

As meditações serão conduzidas pelo sacerdote salesiano Enrico dal Covolo e terão como tema Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal.

Covolo é posturador geral da Família Salesiana, membro do Comitê Pontifício de Ciências Históricas, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e professor de literatura cristã antiga na Pontifícia Universidade Salesiana.

Entre os dias 21 e 27, estão suspensas todas as audiências pontifícias. Todo o dia haverá as Laudes, Hora Média e Vésperas, meditações do pregador, Adoração e a Bênção Eucarística.

Confira a programação dos Exercícios

No domingo, 21, os exercícios iniciam às 18 horas, com tema central "Dai-me, Senhor um coração que O escute" (cf. 1 Re 3, 9).

Na segunda-feira, 22, festa da Cátedra de São Pedro, o dia será dedicado à oração pelas vocações sacerdotais, e terá três meditações: a lectio divina, escutando os Padres da Igreja; o primeiro ato das histórias bíblicas de vocação: o chamado de Deus (cf. 1 Re, 19, 1-21); primeiro "medalhão sacerdotal": alguns padres, até Santo Agostinho.

Na terça-feira, 23, memória de São Policarpo e dia de oração pelos missionários, as três meditações serão: o segundo ato das histórias bíblicas de vocação: a resposta do homem (cf. Mateus, 7, 24 27); o terceiro ato das histórias bíblicas de vocação: o chamado e a resposta à missão (cf. Mateus, 18); o segundo "medalhão sacerdotal": o santo Cura d'Ars.

Na quarta-feira, 24, dia de penitência, se refletirá sobre: o quarto ato das histórias bíblicas de vocação: a tentação, a dúvida e as resistências fazem parte de nossa história (cf. Marcos, 1-8); sempre pecadores e sempre perdoados (cf. Lucas, 7, 36-50 e Gálatas, 5, 1.13 – 25); o terceiro "medalhão sacerdotal": o diário de uma padre rural de Georges Bernanos.

Na quinta-feira, 25, jornada cristológica, os temas serão: história das vocações dos primeiros discípulos (cf. João, 1, 35-51); o quarto "medalhão sacerdotal": o Venerável servo de Deus Giuseppe Quadrio, s.d.b. (1921-1963).

Na sexta-feira, dia 26, jornada mariana, as meditações se concentrarão nos temas: o Magnificat de Maria (cf. Lucas, 1, 46-55); o quinto ato das histórias bíblicas de vocação: a aprovação de Deus. O relato da Anunciação (cf. Lucas, 1, 26-38); o quinto "medalhão sacerdotal": o Venerável servo de Deus João Paulo II.

Por fim, no sábado, 27, os exercícios serão concluídos com uma meditação dedicada aos primeiros "diáconos" (cf. Atos, 6, 1-6).

Leia mais
.: Padre Wagner Ferreira explica o que são os exercícios espirituais
.: Padre salesiano pregará exercícios espirituais para o Papa

Siga o Canção Nova Notícias no
twitter.com/cnnoticias

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo