Papa Francisco expressa seu pesar após atentado na Turquia

Através de um telegrama, o Papa Francisco expressou seu pesar após o atentado que matou 97 pessoas em Ankara, na Turquia

Da redação, com Rádio Vaticano

Em um telegrama endereçado neste domingo, 11, ao presidente turco, Recep Erdoğan, e assinado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa Francisco expressou seu pesar após o atentado que matou 97 pessoas em Ankara, no sábado, 10.

“Enquanto Sua Santidade deplora este ato bárbaro, pede para expressar sua proximidade espiritual às famílias das vítimas durante esse momento de pesar assim como àqueles que trabalham na segurança e no atendimento aos feridos”.

Durante o Angelus, o Papa também voltou a lamentar a tragédia. “Ontem recebemos com grande dor a notícia da terrível chacina ocorrida em Ankara, Turquia. Dor pelos numerosos mortos. Dor pelos feridos. Dor porque os terroristas feriram pessoas desamparadas que realizavam uma manifestação pela paz. Enquanto rezo por aquele país, peço ao Senhor que acolha as almas dos defuntos e que conforte os sofredores e os familiares”.

Entre 28 e 30 de novembro do ano passado, o Papa esteve na Turquia onde encontrou o Presidente Erdoğan. Às autoridades, em Ankara, Francisco fez uma exortação para a construção de uma paz sólida no país.

“Para isso, é fundamental que os cidadãos muçulmanos, judeus e cristãos, tanto nas disposições legais, como na sua efetiva atuação, tenham os mesmos direitos e respeitem os mesmos deveres. Assim, mais facilmente se reconhecerão como irmãos e companheiros de viagem, afastando cada vez mais as incompreensões e favorecendo a colaboração e o acordo. A liberdade religiosa e a liberdade de expressão, eficazmente garantidas a todos, estimularão o florescimento da amizade, tornando-se um sinal eloquente de paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo