Anúncio oficial

Papa fará uma parada em Cuba antes de chegar aos EUA

Confirmação foi divulgada hoje pelo Vaticano; Francisco foi convidado pelas autoridades civis e pelos bispos de Cuba

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco fará uma parada em Cuba antes de chegar aos Estados Unidos em setembro deste ano para o Encontro Mundial das Famílias. A informação foi anunciada nesta quarta-feira, 22, pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Francisco acolhe, deste modo, o convite feito pelas autoridades civis e pelos bispos de Cuba. Recentemente, um dos colaboradores mais próximos do Papa esteve na ilha. Por ocasião do início da Cúpula das Américas, a conferência episcopal cubana anunciou que o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, que já foi núncio apostólico em Cuba entre 1993 e 1999, visitaria a ilha entre os dias 22 e 28 de abril.

O Pontífice teve participação significativa na decisão de Cuba e EUA de retomarem as relações diplomáticas, anunciada em 17 de dezembro do ano passado.

Leia também
.: Vaticano comenta decisão dos EUA e Cuba de reatar relações diplomáticas

Na época, a Santa Sé emitiu um comunicado informando que, nos meses precedentes ao anúncio, o Papa Francisco escreveu ao presidente de Cuba, Raul Castro, e a Barack Obama, convidando-os a resolver questões humanitárias de comum interesse a fim de dar início a uma nova fase de relações entre os países.

O presidente dos EUA chegou a comentar, na época, a intervenção do Santo Padre. “Sua Santidade, o Papa Francisco, dirigiu-me um apelo pessoal, bem como ao presidente de Cuba, Raúl Castro, pedindo-nos que resolvêssemos o caso de Alan [Gross, preso há cinco anos em Cuba] e que tivéssemos em consideração os interesses de Cuba na libertação de três agentes cubanos que estão presos nos Estados Unidos há mais de 50 anos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo