Na tarde de ontem, 8, no santuário mariano de Mariazell, na Áustria, Bento XVI rezou a oração da tarde com sacerdotes, religiosos, diáconos e seminaristas. "Que a grande Mãe da Áustria e da Europa nos ajude a todos, a realizar uma profunda renovação da fé e da vida", rezou o pontífice.
Em sua homilia, Bento XVI analisou o sentido dos três conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. "Quem quer seguir Cristo de modo radical deve, decididamente, renunciar aos bens materiais e deve tornar-se interiormente livre", afirmou o Papa. "Para todos os cristãos, mas especialmente para os sacerdotes, religiosos e religiosas, e para suas comunidades a questão da pobreza e dos pobres deve ser sempre e novamente objeto de severo exame de consciência”, asseverou.
A propósito de opção pela castidade, o Papa observou que "em meio a tanta cobiça, a tanto egoísmo, a não saber esperar e ao desejo de consumo, e em meio ao culto do individualismo, nós busquemos viver um amor desinteressado pelos homens".
Ao término do encontro, o Papa retornou a Viena, de carro, devido à chuva. E neste, domingo, o Santo Padre presidiu à missa na Catedral de Santo Estevão.