Vaticano

Papa fala aos católicos orientais do tempo da nova evangelização

Ao receber no Vaticano a Sua Beatitude Isaac Cleemis Thottunkal, cabeça e pastor dos católicos siro-malankares (Índia), o Papa Bento XVI recordou aos católicos de rito oriental que "agora é o tempo da nova evangelização".

O Pontífice se referiu aos desafios principais que esta comunidade enfrenta e sublinhou que este é "um tempo de diálogo constantemente renovado e convencido com todos nossos irmãos e irmãs que compartilham a fé cristã, um tempo de encontro respeitoso e frutífero entre religiões e culturas pelo bem de todos, e especialmente pelos mais pobres de entre os pobres".

Sua Beatitude Isaac Cleemis Thottunkal, eleito em fevereiro passado Arcebispo maior do Trivandrum dos siro-malankares. "Como Sucessor do Pedro, me alegro de ter confirmado a eleição do Sínodo dos Bispos da Igreja siro-malankar", indicou o Papa.

"Agora, a Igreja universal, junto com todos os que pertencem a sua tradição eclesiástica, conta com Sua Beatitude para assegurar que a comunidade malankar pode proceder por um duplo caminho. Por um lado, em fidelidade à Sé Apostólica, sempre participam plenamente da pausa universal da única Igreja de Cristo; por outra parte, sua fidelidade aos traços orientais característicos de sua tradição possibilitarão a toda a Igreja beneficiar-se do que em sua múltipla sabedoria 'o Espírito diz às Igrejas", indicou o Papa.

Do mesmo modo, recordou a Sua Beatitude Thottunkal que encomendou "a missão de conduzir e sustentar o testemunho cristão e a vida eclesiástica dos fiéis dessa nobre Igreja estendida através do vasto subcontinente índio e as outras regiões onde vivem os católicos siro-malankares".

Depois de destacar que "o compromisso evangelizador precisa renovar-se continuamente, enquanto procuramos construir a paz, na justiça e a solidariedade, para toda a família humana", o Papa expressou o desejo de que consiga sempre "fortaleza do Senhor e do apoio colegial dos irmãos bispos, os membros do Sínodo".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo