Iniciando a primeira parte da Audiência Geral desta quarta feira, na Basílica de São Pedro, Bento XVI exortou os fiéis à caridade.
“Que a visita aos túmulos dos Apóstolos possa reforçar a fé de vocês. Exorto a cada um a compreender e a acolher sempre mais o amor de Deus, fonte e motivo da nossa verdadeira alegria. Devemos ser testemunhas deste amor que muda a vida, sobretudo, das pessoas mais fracas e necessitadas. Jamais esqueçam que ao difundirmos a caridade Divina contribuimos na construção de um mundo mais justo e solidário”.
Como é costume durante o período de verão a Audiência Geral efetua-se em duas partes: depois do encontro na Basílica de São Pedro o Papa desloca-se para a Grande Sala das Audiências do Vaticano, onde se encontram os numerosos grupos de fiéis provenientes de vários países do mundo. Ali, Bento XVI lembrou a figura de São Basílio Magno, Bispo do século IV.
S~~ao Basílio deixou sua vida mundana e atraído por Cristo abraçou a vida monarcal dedicando-se a oração e a prática da caridade. Mais tarde ele foi nomeado sacerdote e depois, nomeado Bispos de Cesaréia de capadócia. Além de seus escritos teológicos e literários desenvolveu uma grande atividade pastoral entremeada de oração e de meditação”.
São Basílio ajudou na fundação de muitas comunidades de cristãos consagrados a Deus. Comunidades as quais ele visitava com frequência. Como pastor na sua diocese na capadócia, Basílio interveio várias vezes junto as autoridades papa aliviar o sofrimento dos pobres e dos excluídos para os quais decidiram construir asilos dando assim testemunho eloqüente de Deus que é amor e caridade. Basílio nasceu em Cesaréia de Capadócia no ano 330, de uma família cristã; homem de grande cultura e virtude, começou por viver vida eremítica, mas no ano 370 foi eleito bispo da sua cidade natal. Combateu a heresia ariana, escreveu várias obras e sobretudo regras monásticas, pelas quais ainda hoje se regem muitos mosteiros do Oriente. Foi grande benfeitor dos pobres. Morreu em 379, no dia 1 de Janeiro".
O Papa saudou os peregrinos do Seminário Maior pelos seus 50 anos de existência.
“A minha saudação amiga aos grupos de Gondomar, Guimarães, Lisboa, Lagos e Lamego, donde vem uma comunidade muito particular que é o seu Seminário Maior Diocesano: Abençoado sejas pelos sacerdotes que preparaste para a Igreja ao longo dos teus cinquenta anos de existência! Mantém sempre vivo no teu seio o fogo da Eucaristia, para continuarem a sair da tua forja santos e sábios ministros de Deus. Possam formadores e alunos crescer diariamente na amizade com Jesus, Mestre e Senhor. Sobre vós e sobre todos os peregrinos de língua portuguesa, desça a minha Bênção que estendo aos familiares e benfeitores. Ide com Deus!”
Bento XVI concluiu a audiência geral com um apelo aos jovens em preparação do dia mundial da juventude 2008.
“Aos jovens aqui presente e a todos os jovens do mundo que se preparam para este alegre encontro de fé quero agora dirigir um apalavra de calorosa saudação e de vivo encorajamento. Convido-os a prepararem-se com cuidado para esta maravilhosa celebração de fé participando em todos os encontros eclesiais de preparação para a jornada mundial da juventude que terá lugar em Sydney em julho do próximo ano e para a qual o Papa já anunciou a própria participação.
Entretanto nestes dias chegou á Austrália a Cruz da jornada mundial da juventude que irá agora em peregrinação através do país até ao próximo verão. Olhando para os acontecimentos da Austrália, estou consciente do fato de que para muitos se tratará de uma longa viagem e que, contudo a Austrália e o seu povo evoca imagens de calorosas boas vindas e poderosa beleza de uma antiga historia de aborígenes e de uma multidão de cidades e comunidades vivazes.
“A jornada mundial da juventude é muito mais do que um acontecimento, é um tempo de profunda renovação espiritual, de frutos dos quais beneficia a sociedade inteira. Notei – salientou – que contra a vaga de secularismo muitos jovens estão a redescobrir a satisfatória procura de autêntica beleza, amor e verdade. O vosso testemunho ajuda-los-á na sua procura do Espírito de Deus, sede corajosos neste testemunho. Queridos jovens, que Deus vos proteja, até quando nos encontrarmos em Sydney