Ecumenismo

Papa envia mensagem ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa

O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Card. Walter Kasper, entregou nesta quinta-feira, 29, em Moscou, onde se encontra em visita oficial há alguns dias, uma carta do Papa Bento XVI ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Aleksej II.

A notícia foi divulgada pela agência Interfax, precisando que, durante o encontro com o patriarca, o cardeal disse estar ''muito contente" e fez votos de que o encontro "favoreça ainda mais os contatos entre as duas Igrejas".

Aleksej II declarou-se convencido da "necessidade do diálogo entre ortodoxos e católicos", reiterando que "as posições das duas igrejas coincidem em muitas questões postas pelo mundo contemporâneo, em particular na esfera moral, nas relações familiares e sociais, nos direitos humanos e na bioética''.

No encontro, foram discutidos também alguns problemas que impediram, até o momento, a realização de um encontro entre o Papa e o patriarca: a questão dos Uniatas na Ucrânia e a educação católica nos orfanatos administrados por organizações católicas na Rússia.

Na mensagem entregue a Aleksej, Bento XVI expressou respeito pela Igreja ortodoxa russa e enalteceu a aspiração do patriarca de desenvolver as relações entre católicos e ortodoxos, destacando os objetivos comuns das duas Igrejas em difundir os verdadeiros valores cristãos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo