Telegrama Papal

Papa envia mensagem à Conferência Geral da UNESCO

O papa expressou seu pensamento num telegrama enviado ao observador da Santa Sé junto ao organismo da ONU, Mons. Francesco Follo, que esta semanacelebrou uma Missa para os delegados da Conferência.

Que os trabalhos da 34ª Conferência geral da UNESCO possam fazer progredir, “de modo significativo, a colaboração entre os povos por uma verdadeira cultura de paz no mundo”. Foi o desejo formulado pelo pontífice num telegrama assinado pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e enviado a Mons. Follo. O prelado leu ontem à tarde as palavras de Bento XVI, durante a celebração presidida, em Paris, na igreja de São Francisco Xavier.

Em particular, Mons. Follo evidenciou o chamado do Santo Padre à unidade, no dia no qual a Igreja recordou a figura de Santo Inácio de Antioquia, que se definia ‘um homem a quem havia sido confiado o dever da unidade’.

Encontravam-se na celebração _ que o representante vaticano quis como momento de oração aberto aos fiéis de todos os credos, cerca de quarenta delegações.

”Cada um de nós, fiel e não-fiel, disse Mons. Follo em sua homilia, deseja a felicidade, e como Ulisses, que navegando no Mediterrâneo encontrou a paz retornando à sua pátria, Ítaca, também nós podemos encontrar a felicidade na nossa casa, e a Igreja, acrescentou, também é casa.”

O representante vaticano acrescentou que a Igreja é lugar de agregação da humanidade e que as casas que se constroem em torno dela são sinais visíveis disso. “Não há casas sem igrejas”, concluiu Mons. Follo citando o poeta inglês, Thomas Eliot, e afirmando que Deus é a morada do homem, e que a Igreja, enquanto morada de Deus, é também morada do homem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo