Dom Giovanni Saldarini

Papa envia condolências pelo falecimento de cardeal italiano

O Colégio Cardinalício perdeu nesta segunda-feira, 18, um de seus membros. Aos 87 anos, faleceu em Milão o Cardeal Giovanni Saldarini, que foi Arcebispo de Turim de 1989 a 1999.

Ao receber a notícia da morte do Cardeal, o Papa Bento XVI enviou um telegrama de pesar a Dom Cesare Nosiglia, atual Arcebispo de Turim.

Bento XVI fez suas condolências à família deste “irmão que serviu generosamente o Evangelho e a Igreja” e recordou com gratidão a intensa obra pastoral desenvolvida primeiramente como Bispo auxiliar de Milão, e em seguida, como Arcebispo de Turim.

O Papa concedeu sua benção e um pensamento especial também às pessoas que o assistiram nos últimos anos da doença que o levou à morte.

Em 1990, Dom Saldarini pediu ao Papa João Paulo II a beatificação de Pier Giorgio Frassati e durante seu episcopado, foram também beatificados o Padre Filippo Rinaldi, sucessor de Dom Bosco, e o canônico Giuseppe Allamano, fundador das congregações dos Missionários e Missionárias da Consolata.

Agora, o Colégio Cardinalício fica formado por 199 membros, dos quais 115 eleitores e 84 não-eleitores. Os cardeais italianos são 46, entre os quais 23 são eleitores e 23 não-eleitores.

As exéquias do Cardeal Saldarini serão celebradas na Catedral de Turim, nesta quarta-feira, 20, com a presença do Cardeal Dionigi Tettamanzi.

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo