Benção Papal

Papa envia benção à conferência inter-religiosa em Madri

A benção de Bento XVI à Conferência inter-religiosa de Madri que começou na terça-feira, 14 vai até amanhã, 18, está reunindo sob iniciativa da Liga Mundial Muçulmana cerca de 200 autoridades religiosas judaicas, cristãs e muçulmanas. A benção do Papa foi levada pelo cardeal Jean Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

"O Papa está convencido de que um diálogo baseado no amor e na verdade entre os seguidores do judaísmo, do cristianismo e do islamismo é o melhor modo para contribuir a fazer de todos os povos da terra uma só família", disse o Cardeal.

O Cardeal disse ainda que "Judeus, cristãos e muçulmanos compartilham uma comum herança apesar de que no passado tenham se registrado em alguns capítulos da sua comum história incompreensões, polêmicas, perseguições e também conflitos armados. Mas hoje podemos dizer que o diálogo abraãmico existe. Ainda mais, podemos dizer que o futuro da Europa, do Oriente Médio e de todo o mundo nos anos que virão dependerá da capacidade de judeus, cristãos e mulçumanos viverem como irmãos".

"No mundo global no qual vivemos", continuou Dom Tauran, "ousarei dizer que somos condenados ao diálogo". Juntos judeus, cristãos e muçulmanos, devem demonstrar que as religiões são uma fonte de paz e não de tensão e violência".

"Mas se é assim, porque hoje se tem medo das religiões?" Pergunta o cardeal. Ele mesmo responde dizendo que "não devemos ter medo das religiões: elas geralmente pregam a fraternidade". Seria necessário ao contrário, acrescentou, temer "quem desfigura a religião colocando-a ao serviço dos desígnios do mal". "O fanatismo religioso, por exemplo, é uma perversão das religiões como também a justificação do terrorismo em nome de valores religiosos".

"Como pessoas que crêem judeus, cristãos e muçulmanos não acreditam no fato. Sabem que, dotados por Deus de coração e inteligência, podem mudar, com a sua ajuda, o curso da história a fim de que a sua vida se harmonize com o projeto do Criador, isto é, fazer da humanidade uma autêntica família", concluiu o cardeal Tauran.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo