Catequese

Papa entrega cruz da JMJ a jovens romanos

Nesta quarta-feira, 22, o Papa Bento XVI realizou sua tradicional catequese, na Praça de São Pedro, cujo tema central foi Santo Ambrósio Autpert, que nasceu no oitavo século, na região da Provença, na França.

O Papa ressaltou que "na corte de Pepino, o Breve, foi mestre do futuro Imperador Carlos Magno. Posteriormente viajou à Itália e ingressou no mosteiro beneditino de São Vicente, no ducado de Benevento, onde foi ordenado sacerdote no ano 761 e eleito abade. Por causa das tensões internas, foi destituído desse cargo pouco tempo depois. Faleceu em 30 de janeiro do ano 784".

O Pontífice sublinhou que Santo Ambrósio foi autor de obras de grande conteúdo teológico, ascético e moral, e a mais importante delas foi um comentário em dez volumes sobre o livro do Apocalipse. E o Santo Padre acrescentou:

"Durante muito tempo, seus escritos foram atribuídos a outras pessoas, como Santo Ambrósio de Milão ou Santo Ildefonso de Toledo. Pelo seu grande amor à Mãe de Deus e suas luminosas reflexões, é considerado como o primeiro mariólogo do ocidente. É um autêntico mestre de vida cristã e convida a aprofundar seus preciosos ensinamentos".

Durante a audiência, o Papa convidou os fiéis a testemunhem com fervor a sua fé em Cristo e a edificar a Igreja na caridade e na verdade. Além disso, Bento XVI saudou os seminaristas que participam do encontro promovido pela Pontifícia União Missionária, além dos representantes do Movimento de Leigos Missionários da Caridade, exortando cada um a redescobrir o dom da seqüela de Cristo.

Jornada Mundial da Juventude

O Santo Padre recebeu um grupo de jovens do Centro romano São Lourenço, por ocasião do 25° aniversário da entrega da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) pelo Papa João Paulo II aos jovens.

Durante a audiência geral, Bento XVI entregou a cruz da JMJ ao grupo de jovens do Centro São Lourenço. A cerimônia contou com a participação do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko, organismo encarregado de organizar o Dia Mundial da Juventude.

A cruz e o ícone foram levados em procissão até o Centro São Lourenço, com uma pequena parada na Praça São Pedro, para um momento de evangelização. Na tarde desta quarta-feira, a cruz e o ícone de Maria serão levados em peregrinação pelo centro histórico de Roma até a Praça Navona.

A celebração de encerramento se realizará no Centro São Lourenço, às 17h, com uma hora de adoração, seguida por uma Missa celebrada pelo responsável pelo setor juvenil do Pontifício Conselho para os Leigos, padre Eric Jacquinet.

Em seguida, a cruz partirá para uma breve peregrinação à Polônia, de onde será transferida para a Espanha e percorrerá todas as dioceses do país, em preparação à 26ª Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Madri, em agosto de 2011.

Ao final da audiência, o Santo Padre saudou os peregrinos de língua portuguesa e deu a sua benção apostólica a todos os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Histórico da cruz da JMJ

Por ocasião do Ano Santo da Redenção (1983-1984), João Paulo II quis colocar uma cruz de madeira, muito simples, junto ao altar da Basílica de São Pedro. Depois, no encerramento do Ano Santo, exatamente, 25 anos atrás, o Papa confiou essa mesma cruz aos jovens do mundo, proferindo as seguintes palavras: "Levem esta cruz pelo mundo como sinal do amor do Senhor Jesus por toda a humanidade e anunciem a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção".

Desde então, a cruz não parou de viajar pelo mundo, visitando, sobretudo, os países em que se realizaram os Dias Mundiais da Juventude, e levando um sinal de esperança também a outros lugares, como o continente africano, onde foi acolhida com grande devoção por milhares de jovens. Desde 2003 a cruz é acompanhada por um ícone, sinal da materna proteção de Maria.

Leia mais
.: Bento XVI divulga mensagem para o Dia Mundial da Juventude
.: Encontro de preparação para a JMJ 2011

 

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo