Catequese

Papa ensina: Humildade permite relacionamento com Cristo

Cerca de quinze mil peregrinos se reuniram, na manhã desta quarta-feira, na Praça de São Pedro para participar da Audiência Geral, com o Papa Bento XVI.

Dando continuidade a catequese que tem desenvolvido sobre personalidades importantes da Igreja dos primeiros séculos, Bento XVI deteve-se, desta vez, sobre uma figura pouco conhecida: Afraates.

.: Leia a Catequese na íntegra

"Afraates, chamado o Sábio pérsico – explicou o Papa – é uma das mais importantes figuras do quarto século da Igreja síria, na qual a vida monástica e ascética muito contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento teológico e espiritual próprio, ainda sem contato com outras correntes culturais".

Originário da região de Nínive-Mossoul, Afraates terá sido responsável de um mosteiro. Consagrado bispo, escreveu, num estilo simples, vinte e três discursos, conhecidos com o nome de "Demonstrações", onde trata de certos temas da vida cristã: fé, amor, jejum, humildade, oração, a vida ascética, relações entre judaísmo e cristianismo, entre o Antigo e o Novo Testamento.

Era originário de uma comunidade de fronteira entre judaísmo e cristianismo, ligada com a Igreja-mãe de Jerusalém. A sua comunidade procurava permanecer fiel à tradição judaico-cristã.

Afraates apresenta a salvação como uma cura, e Jesus como um médico, que cura as feridas que são os pecados. A vida cristã está centrada na imitação de Cristo, seguindo o Evangelho. Por isso, a primeira das virtudes é a humildade, que permite entrar em relação com Cristo. Para Afraates, o corpo humano está chamado à beleza, à alegria, à luz. Sublinha a dimensão ascética da vida cristã, com a fé como fundamento. Ensina a rezar como Cristo, porque a oração realiza-se no cristão quando Cristo habita no seu coração e o convida a uma caridade ativa para com o próximo.

Não faltou, também desta vez, um breve saudação aos peregrinos de língua portuguesa: 

"Saúdo o grupo de visitantes do Brasil e demais peregrinos de língua portuguesa, a quem agradeço a presença e quanto a mesma significa de confissão de fé e amor a Jesus Cristo vivo na sua Igreja. Que Deus vos guarde e abençoe!"

Quase concluindo esta audiência geral, Bento XVI referiu com apreensão as "dolorosas notícias" provenientes da Somália, sobre a "precária situação humanitária" que aí se vive, especialmente na capital, Mogadíscio, a braços com uma "crescente insegurança e pobreza".

"Sigo com preocupação a evolução dos acontecimentos e faço apelo a todos os que têm responsabilidades políticas, a nível local e internacional, para que se encontrem soluções pacíficas e se forneça alívio a esta querida população. Encorajo também os esforços de todos os que, não obstante a insegurança e as dificuldades, permanecem naquela região para prestar ajuda e conforto aos habitantes".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo