O Papa Bento XVI encontrou-se na manhã de hoje com os fiéis e peregrinos de todas as partes do mundo durante a habitual audiência geral na Sala Paulo VI, no Vaticano.
Com a audiência de hoje sobre o martírio de São Paulo, o Papa encerrou a série de catequeses que durante este Ano Paulino ele dedicou à pessoa do Apóstolo dos Gentios.
Escrevendo a seu amigo e colaborador Timóteo, disse o Papa, Paulo vislumbra o final de sua vida com essas palavras: "Eu estou a ponto de ser sacrificado e o momento da minha partida é iminente". (2 Tim 4, 6).
O Apóstolo tinha já a consciência de que seu serviço ao Evangelho estava para se concluir através de sua morte e de seu martírio. E assim foi. Segundo vários estudos de fontes antigas, a condenação à morte do Apóstolo se verificou na época de Nero, entre os anos 64 e 68.
Paulo foi decapitado no lugar conhecido como Tre fontane, Três fontes na cidade de Roma e, segundo essas mesmas tradições, seu sepulcro encontra-se na Via Ostiense, onde hoje se eleva a Basílica de São Paulo fora dos Muros.
Todavia, disse o Papa, para mais além dos fatos que determinaram sua morte, São Paulo deixou uma profunda marca na tradição da Igreja e uma extraordinária herança de ensinamentos cristãos. Na atualidade, como em todas as épocas, concluiu o Santo Padre, encontramos mestres e teólogos, santos e fundadores, que beberam e bebem de seus escritos e de seu exemplo.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com