O Papa Bento XVI enviou um telegrama de pesar ao arcebispo de Paris, Dom André Vingt-Trois, após saber da morte do cardeal Jean-Marie Lustiger, arcebispo emérito da capital francesas.
"Soube com viva emoção da morte do cardeal Jean-Marie Lustiger, arcebispo emérito de Paris, e quero expressar-lhe minha profunda união na oração a toda a arquidiocese de Paris, aos parentes do falecido e a todos aqueles que sentem a perda desta grande figura da Igreja na França, escreve o Papa.
Confio à misericórdia de Deus o querido card. Lustiger que consagrou generosamente sua vida ao serviço do Povo de Deus, antes na Diocese de Orléans e depois na Arquidiocese de Paris. Dou graças ao Senhor pelo seu ministério episcopal, lembrando dele a grande paixão na busca de Deus, o apaixonado anúncio do evangelho ao mundo, o grande interesse pelos jovens estudantes, o impulso missionário e, em particular, a renovação na formação dos padres e dos leigos.
Homem de fé e de diálogo, ele trabalhou generosamente na promoção das relações mais fraternas entre os cristãos e os judeus. Intelectual admirado, ele colocou seus dons aos serviço da fé, para tornar presente o evangelho em todas as situações da vida da sociedade. Envio sobre o senhor, os bispos a auxiliares, tão próximos do cardeal falecido, aos sacerdotes, aos diáconos, aos religiosos e religiosas, aos fiéis da arquidiocese e a todos os que tomarão parte dos funerais minha bênção apostólica.
Bento PP. XVI".