Alimentação

Papa é imprescindível no combate à fome, afirma Diretor da FAO

Diante da fome mundial, diretor-geral da FAO acredita que Papa transmite a luta dos que acreditam em um mundo melhor

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco e o anfitrião da FAO em Roma, diretor-geral Dr. José Graziano /Foto: Giuseppe – FAO

“O Papa Francisco é imprescindível no combate à fome” foram as palavras do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Dr. José Graziano da Silva após recepcionar Francisco, na última segunda-feira, 16, na sede da instituição em Roma, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.

Segundo Graziano o encontro com o Santo Padre surgiu do convite da FAO aos chefes de estado, e Francisco, atendendo ao chamado, foi até a instituição como representante da Santa Sé.

De acordo com o diretor-geral da FAO, por mais que o Papa estivesse na condição de chefe de estado, ele era especial. “Ele é um líder espiritual e transmite a luta dos que acreditam em um mundo melhor, em valores, na justiça social, em igualdade e na melhor distribuição da riqueza”, afirmou Graziano sobre a importância da visita do Pontífice.

O brasileiro, que está em seu segundo e último mandato à frente da FAO, definiu o Santo Padre como um interlocutor muito especial. “O mundo não pode ser só de guerra, de desgraça. O mundo tem que ter um lugar onde haja uma oportunidade para as pessoas viverem dignamente. E a Agenda das Nações Unidas, a Agenda 2030, é exatamente isso, é holística, esta esperança de encontrar um desenvolvimento sustentável para todos. A Agenda diz claramente: não deixar ninguém para trás. Esta é a mensagem que o Papa representa”, afirmou Graziano.

Chegada do Papa Francisco a FAO no Dia Mundial da Alimentação /Foto: Giuseppe – FAO

Sobre a oportunidade de um diálogo restrito com o Papa, o diretor-geral da FAO afirmou ter pedido a Francisco para que juntos olhassem de forma especial pelo continente africano. Sobre a importância de erradicar a fome na África, Graziano pediu ao pontífice que enviasse uma mensagem especial aos líderes africanos, por ocasião da reunião de cúpula que realizarão no final de janeiro de 2018.

“A guerra é o grande motivo do crescimento da fome no mundo” afirmou Graziano, que pediu o apoio de Francisco na continuidade da luta pela paz e alimentação. “Estamos perdendo o jogo na África. Agora estamos indo para o segundo tempo e temos uma chance de recuperar” disse Graziano. Para o brasileiro, o combate à fome no continente é fundamental para reverter a tendência crescente dos fluxos migratórios.

Leia também
.: Papa doa à FAO estátua que representa drama dos refugiados

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo