Em Castel Gandolfo

Papa é homenageado com concerto no dia de São Bento

Nesta quarta-feira, 11, dia em que a Igreja celebra São Bento, a orquestra Divan West-Eastern apresentará um concerto de homenagem ao Papa Bento XVI, na residência de Castel Gandolfo, onde o Santo Padre se encontra para um período de descanso.

O concerto será regido pelo maestro argentino Daniel Barenboim e a orquestra, por ele fundada em 1999, é composta por músicos de Israel, Palestina, Síria, Jordânia, Egito, Líbano, Irã, Turquia e Espanha.

Antes do concerto desta tarde, o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, fará um discurso de apresentação. Está confirmada também a presença do Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, e de sua esposa.

A orquestra vai executar as sinfonias nº 6 em fá maior e a nº 5 em dó menor, de Ludwig van Beethoven. As duas obras do compositor alemão foram compostas quase simultaneamente, entre 1807 e 1808.

Um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos, Beethoven morreu aos 56 anos, e não se conhecem exatamente as causas de sua morte. Segundo o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), “o resumo de sua obra é a liberdade: a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual, em todos os aspectos da vida”.

Após o concerto para o Pontífice, a orquestra prossegue sua turnê em Versalhes, Genebra, Londres, com a gravação de um concerto para a rede de TV e Rádio BBC, e Berlim. A arrecadação do espetáculo na Alemanha será destinada ao financiamento de projetos educativos organizados pela orquestra em Israel e na Palestina.

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo