Encontro com Cúria Romana

Papa diz que homem é capaz de reconhecer a verdade

O Papa Bento XVI recebeu integrantes da Cúria Romana para desejar votos de Feliz Natal e fazer uma espécie de balanço das atividades do pontificado ao longo do ano. O Pontífice enfatizou a beatificação do Cardeal John Newman, refazendo o percurso da conversão do Cardeal inglês. Ele destacou que o homem é capaz de reconhecer a verdade.

"A força motora que levava ao caminho da conversão era, em Newman, a consciência. Mas o que se entende com isso? No pensamento moderno, a palavra 'consciência' significa que, em matéria de moral e de religião, a dimensão subjetiva, o indivíduo, constitui a última instância de decisão. O mundo foi dividido nos âmbitos do objetivo e do subjetivo. […] A concepção que Newman tem da consciência é diametralmente oposta. Para ele, 'consciência' significa a capacidade de verdade do homem: a capacidade de reconhecer exatamente nos âmbitos decisivos da sua existência– religião e moral – uma verdade, a verdade", disse.

O encontro aconteceu na Sala Régia do Palácio Apostólico Vaticano, na manhã desta segunda-feira, 20.

Acesse
.: Discurso do Papa à Cúria Romana para apresentar votos de bom Natal


O Papa lembrou que diversas das invocações repetidas ao longo do Advento foram formuladas durante o período da queda do Império Romano. Ao mesmo tempo, as abordagens morais e as leis que garantiam a convivência pacífica entre os homens até então também entraram em declínio e nenhuma força parecia ser capaz de parar esse processo.

"Também hoje temos muitos motivos para associar-nos a essa oração de Advento da Igreja. O mundo, com todas as suas novas esperanças e possibilidades, está, ao mesmo tempo, angustiado pela impressão de que o consenso moral se está dissolvendo, um consenso sem o qual as estruturas jurídicas e políticas não funcionam; por consequência, as forças mobilizadas para a defesa de tais estruturas parecem estar destinadas ao fracasso", afirmou.

Logo depois, o Santo Padre fez mênção ao episódio do Evangelho em que Jesus dorme na barca dos discípulos, que se desesperam com a possibilidade de afundar. "Quando a sua poderosa palavra havia aplacado a tempestade, Ele repreendeu os discípulos por sua pouca fé (cf. Mt 8,26 e par.). Queria dizer: em vós mesmos a fé dormiu. A mesma coisa deseja dizer também a nós. Também em nós, frequentemente, a fé dorme. Rezemos a Ele, portanto, para que nos desperte de uma a fé que se tornou cansada e para que retornemos à fé com o poder de mover montanhas – isto é, de dar a ordem correta às coisas do mundo", pediu.

Unidade dos cristãos

O Papa também fez questão de ressaltar o Sínodo Especial para o Oriente Médio, indicando que apenas através do compromisso e da compreensão recíprocas é possível restabelecer a unidade. "Preparar as pessoas para essa atitude de paz é uma missão essencial da pastoral", definiu.

O Bispo de Roma enfatizou que, "na situação atual, os cristãos são a minoria mais oprimida e atormentada". Nesse sentido, recordou o conceito de diálogo, perdão e acolhida mútuos desenvolvido pelo Sínodo.

"O ser humano é um só e a humanidade é uma só. Aquilo que, em qualquer lugar, é feito contra o homem, por fim, fere a todos. Assim, as palavras e os pensamentos do Sínodo devem ser um forte grito destinado a todas as pessoas com responsabilidade política ou religiosa, para que parem a cristianofobia; para que se levantem para defender os refugiados e os sofredores e para revitalizar o espírito da reconciliação. Em última análise, a reabilitação pode surgir somente de uma fé profunda no amor reconciliador de Deus. Dar força a essa fé, fazê-la resplandecer, é a missão principal da Igreja neste momento".

Abusos sexuais

Divulgados no contexto do Ano Sacerdotal, os casos de abusos sexuais cometidos por clérigos contra crianças foram recordados pelo Pontífice.

"Tanto mais ficamos chocados quando, exatamente neste ano e em uma dimensão para nós inimaginável, tivemos consciência dos abusos contra os menores cometidos por sacerdotes, que distorcem o Sacramento no seu contrário: sob o manto do sagrado, ferem profundamente a pessoa humana na sua infância e lhe causam um dano por toda a vida", disse.

Sobre os fatos, Bento XVI disse que é preciso acolher essa humilhação como uma exortação à verdade e um chamado à renovação. "Somente a verdade salva", exclamou.

Contudo, ele também agradeceu a tantos e bons sacerdotes, "que transmitem com humildade e fidelidade a bondade do Senhor e, em meio às devastações, são testemunhas da beleza não perdida do sacerdócio".

O Papa disse que a Igreja está consciente da particular gravidade deste pecado cometido pelos sacerdotes e da sua correspondente responsabilidade, mas que também não é possível silenciar frente ao contexto em que esses acontecimentos ocorreram:

"Existe um mercado da pornografia concernente às crianças que, de algum modo, parece ser considerado sempre mais pela sociedade como uma coisa normal".

Para se opor a essas forças, o Papa propôs lançar um olhar sobre os fundamentos ideológicos desse processo, lembrando que, nos anos 70, a pedofilia foi teorizada como algo completamente conforme ao homem e também à criança, como reflexo da relativização dos conceitos de "bem" e "mal".

"A moral foi substituída por um cálculo das consequências e, com isso, deixa de existir. Os efeitos dessa teoria são hoje evidentes. […] É nossa responsabilidade tornar novamente audíveis e compreensíveis para os homens esses critérios como vias da verdadeira humanidade, no contexto da preocupação com o homem, no qual estamos inseridos", ressaltou.

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo