Sob o céu de Roma

Papa define Pio XII como "mestre da fé, esperança e caridade"

Pio XII foi um "grande mestre da fé, esperança e caridade", que "soube falar aos homens do seu tempo, indicando a estrada da Verdade e com a sua grande sabedoria soube guiar a Igreja em direção ao horizonte do Terceiro Milênio. […] Pio XII foi o Papa que, como pai de todos, presidiu à caridade em Roma e no mundo, particularmente nos tempos difíceis da Segunda Guerra Mundial".

Essas foram algumas das palavras de Bento XVI ao final da projeção do filme Sob o céu de Roma (Sotto il cielo di Roma), que aconteceu na residência pontifícia de Castel Gandolfo na sexta-feira, 9.

.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI após projeção do filme "Sob o céu de Roma"
.: OUÇA palavras do Papa após projeção do filme Sob o céu de Roma
.: Papa assiste a filme sobre tentativa nazista de sequestrar Pio XII

O Papa salientou que a produção é oportunidade – tanto para aqueles que já estudaram tais acontecimentos na escola quanto para quem sequer tenha ouvido falar em tais episódios – de conhecer um período da história que não é distante, "mas que os acontecimentos da história recente e uma cultura fragmentada podem fazer esquecer".

Por fim, Bento XVI ressaltou que o primado do amor é princípio e chave de leitura de toda a obra da Igreja.

"A caridade é a razão de toda a ação, de toda operação. É a razão global que move o pensamento e as ações concretas, e estamos satisfeitos que este filme revele tal princípio unificador".

Síntese do filme

Roma, 1943. A cidade é ocupada pelos nazistas. As vidas de milhares de judeus estão em perigo. Na Cidade do Vaticano, um Estado neutro dentro das fronteiras de Roma, Papa Pio XII está lutando para salvar a cidade da fome e da destruição. A bela Miriam vive com sua família no gueto judeu da cidade, e é cortejada por dois rapazes muito diferentes: idealista, o rico estudante Mark, que sonha com a glória do combate, e o impetuoso David, atuante no mercado negro, que ajuda seus companheiros judeus com astúcia e engano. Quando os nazistas invadem o gueto, houve captura de milhares de judeus, e Pio XII se alia com o General Stahel, um católico convicto que muitas vezes não está de acordo com as políticas do quartel general da SS.

Stahel ordena que se ponha um fim aos ataques, mas não pode impedir a deportação de milhares judeus, entre os quais o pai de Miriam, e, após, é enviado para o front oriental. Miriam escapa e é resgatado por Mark e David em uma ousada missão que os coloca no esconderijo dos ocupantes nazistas. Assim, muitos outros judeus se refugiam em igrejas e conventos de Roma, lugares em que Pio XII pode reivindicar a propriedade do Vaticano, então extraterritoriais.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo