Bento XVI desceu, ontem, ao final da tarde, à Basílica Vaticana, para cumprimentar os estudantes e docentes dos Ateneus Pontifícios e Eclesiásticos, que com uma Santa Missa, inauguraram seu ano letivo. A celebração Eucarística foi celebrada pelo Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski. Em sua saudação aos presentes, o Santo Padre disse inicialmente:
“O encontro anual de hoje, que reúne, aqui, na Basílica Vaticana, toda a família acadêmica das Universidades eclesiásticas romanas, lhes permite perceber, melhor, a especial experiência de comunhão e de fraternidade nestes anos: uma experiência que, para ser frutuosa, precisa da contribuição de todos”.
Por isso, o Papa exortou os presentes a criarem, entre si, um clima, onde, os compromissos de estudo e de cooperação fraterna, sirva de enriquecimento, não só em relação ao aspecto cultural, científico e doutrinal, mas também humano e espiritual.
Por outro lado, disse o Pontífice, encontramo-nos numa época pós-moderna, em que se adverte a necessidade de uma nova evangelização, que precisa de mestres na fé e arautos e testemunhas do Evangelho, bem preparados. A missão evangelizadora da Igreja, concluiu o Papa, necessita, em nosso tempo, não apenas da propagação da mensagem evangélica, mas também de que toda a cultura do homem contemporâneo seja permeada pelo Evangelho.
O estudo das ciências humanísticas e teológicas, afirmou por fim o Santo Padre, deve ser sempre acompanhado de um progressivo conhecimento, intimo e profundo, da pessoa de Cristo, para o qual se requer um desejo sincero de santidade, que pode ser atingida mediante a oração e o serviço aos irmãos. Com a Santa Missa de ontem, os Ateneus pontifícios e eclesiásticos iniciaram, assim, um novo ano acadêmico.
Os pontifícios estabelecimentos de ensino, em Roma, são 16, dos quais 7 são Pontifícias Universidades. Existem ainda 4 Faculdades, 3 Institutos Pontifícios particulares e 7 Institutos de alta especialização, ligados aos Ateneus, que contam com um total de 17 mil estudantes e 2.100 docentes.