Na próxima semana, Papa vai celebrar a Liturgia da Palavra no Dia de Oração pelo Cuidado da Criação
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco reiterou nesta quarta-feira, 26, o convite para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado pela primeira vez pela Igreja católica na próxima semana, no dia 1º de setembro. Esta é uma iniciativa para despertar a necessidade de preservação do meio ambiente.
Para esta data, Francisco anunciou que vai celebrar a Liturgia da Palavra junto com os bispos, padres, consagrados e fiéis leigos da Cúria Romana. O momento de partilha será na Basílica de São Pedro às 17h (hora local).
“Em comunhão de oração com os nossos irmãos ortodoxos e com todas as pessoas de boa vontade, queremos oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo”, disse o Papa após a catequese de hoje.
O Vaticano anunciou a instituição da data no dia 10 de agosto, quando divulgou uma carta do Papa Francisco ao presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, e ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch. No documento, o Santo Padre recorda a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.
O cuidado com o meio ambiente é uma das grandes preocupações de Francisco. Já na Missa de início do seu pontificado, no dia 19 de março de 2013, ele dedicou a homilia à necessidade de cuidar da Criação. Além disso, escreveu uma encíclica sobre o assunto, a Laudato sí, publicada em junho desse ano. O documento papal teve grande repercussão no mundo todo, não só entre os católicos.