Regina Coeli

Papa confia à Virgem Maria sua primeira visita à América Latina

Queridos irmãos e irmãs!
Há alguns dias iniciou-se o mês de maio, que para muitas Comunidades cristãs é o mês mariano por excelência. Como tal, tornou-se no decorrer dos séculos uma das devoções mais caras ao povo e tem sido sempre mais valorizado pelos Pastores como ocasião propícia para a pregação, a catequese e a oração comunitária.

Após o Concilio Vaticano II, que deu destaque ao papel de Maria Santíssima na Igreja e na história de Salvação, o culto mariano conheceu uma profunda renovação. E o mês de maio, coincidindo, pelo menos em parte, com o tempo pascal, é muito propício para ilustrar a figura de Maria como Mãe que acompanha a Comunidade dos discípulos reunidos em unânime oração, à espera do Espírito Santo.

Este mês, portanto, pode ser ocasião para retornar à fé da Igreja em suas origens e, em união com Maria, compreender que também hoje a nossa missão é anunciar e testemunhar com coragem e alegria Cristo Crucificado e Ressuscitado: esperança da humanidade.

À Virgem Santa, Mãe da Igreja, desejo confiar a viagem apostólica que realizarei ao Brasil nos dias 9 a 14 de maio próximos. Como fizeram meus venerados predecessores Paulo VI e João Paulo II. Presidirei a abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, que acontecerá no domingo próximo, no grande Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de mesmo nome.

Antes, porém, irei à metrópole de São Paulo, onde encontrarei os jovens e os bispos do país e terei a alegria de escrever no "álbum dos santos" o beato Frei Antonio de Sant’Ana Galvão. É a minha primeira visita pastoral à América Latina e me preparo espiritualmente para encontrar o subcontinente latino-americano, onde vive quase metade dos católicos do mundo inteiro, muitos dos quais são jovens. Por isso, pode ser chamado de “Continente da Esperança”: uma esperança que diz respeito não só à Igreja, mas toda a América e todo o mundo.

Queridos irmãos e irmãs, convido-vos a rezar à Maria Santíssima por esta peregrinação apostólica e, em particular, pela V Conferencia Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, a fim de que todos os cristãos daquelas regiões se sintam discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

São muitos e múltiplos os desafios do momento presente, por isso, é importante que os cristãos sejam formados para serem "fermento" de bem e "luz" de santidade em nosso mundo.

Fonte: vatican.va
Testo originale: Italiano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo