Em unidade

Papa concede "Ecclesiastica Communio" a novo Patriarca maronita

O Papa Bento XVI concedeu, nesta sexta-feira, 25, a Ecclesiastica Communio ao Patriarca maronita de Antioquia (Líbano), sua santidade Béchara Boutros Raï, eleito no dia 15 de março pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Maronita, em conformidade com o Código de Direito  Canônico da Igreja Oriental.

A concessão é um sinal de retorno às origens da Igreja, um sinal de unidade nos novos tempos. Segundo Bento XVI, a eleição do patriarca Béchara Raï  está “em conformidade com a tradição e os desejos da Igreja Católica”, enviando à ele sua benção apostólica.

“Tenha ardor iluminado pela sabedoria e temperado pela prudência para guiar a Igreja Maronita”, desejou o Papa ao novo patriarca.

Em sua carta enviada à Béchara Raï , o Santo Padre disse pedir a Deus para que possa assistir o patriarca na proclamação da Palavra que salva, “para que possa ser vivida e celebrada com piedade segundo as antigas tradições espirituais e litúrgicas da Igreja Maronita”.

O Papa assegurou também sua oração pessoal a Cristo para que o acompanhe na missão de comandar a Igreja Maronita invocando a intercessão da Virgem Maria da Anunciação para que seja construída a unidade.

O Pontífice ressaltou, às comunidades religiosas da Líbia, a importância do crescimento do diálogo interreligioso e cultural no Oriente para que este seja sinal de solidariedade e paz para o mundo inteiro.

Béchara Raï nasceu em  Himlaya, no dia 25 de fevereiro de 1940, foi ordenado sacerdote em 1967 e bispo em 1986. Entre 1967 e 1975 foi responsável pelo programa árabe da Rádio Vaticano. O novo patriarca maronita sucede o Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo