Papa chega às Filipinas, segunda etapa da viagem à Ásia

Santo Padre chegou à base aérea em Manila depois de pouco mais de seis horas de voo; despedida do Sri Lanka teve mensagem no twitter

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa ao lado do presidente das Filipinas, Benigno Aquino / Foto: Reprodução CTV

Papa ao lado do presidente das Filipinas, Benigno Aquino / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco chegou a Manila, capital das Filipinas, pouco antes das 8h (horário em Brasília, 18h em Manila) desta quinta-feira, 15. Esta é a segunda e última etapa da visita à Ásia, depois de uma breve estadia no Sri Lanka, país para o qual deixou mensagens de perdão e de paz. Francisco fica nas Filipinas até segunda-feira, 19.

Na base aérea de Manila, o Papa foi recebido pelo presidente Benigno Aquino e demais autoridades civis, bem como autoridades religiosas. Um grande grupo de jovens cantou e dançou para dar as boas vindas ao Santo Padre.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem

Os compromissos no país começam nesta sexta-feira, 16, com a cerimônia de boas vindas e o encontro com autoridades e o corpo diplomático. [Confira a programação completa] Francisco também vai se encontrar com religiosos, sobreviventes do tufão Yolanda, famílias e jovens.

Concentração de jovens na base aérea de Manila cantou e dançou para dar as boas vindas ao Papa / Foto: Reprodução CTV

Concentração de jovens na base aérea de Manila cantou e dançou para dar as boas vindas ao Papa / Foto: Reprodução CTV

Sri Lanka

Antes de deixar o Sri Lanka, Francisco visitou a capela Nossa Senhora de Lanka, em Bolawalana e, em seguida, participou da cerimônia de despedida no aeroporto internacional de Colombo. Pelo twitter, ele deixou uma última mensagem aos srilanqueses: “Deus abençoe e proteja o Sri Lanka”.

O Santo Padre passou dois dias no pequeno país asiático, de minoria católica. Um dos momentos importantes foi o encontro inter-religioso, ocasião em que Francisco se reuniu com representantes de outras religiões – budismo, islamismo, hinduísmo e algumas confissões cristãs – e reiterou o respeito da Igreja católica a outras religiões.

O ponto forte da visita foi a canonização do primeiro santo do Sri Lanka, São José Vaz. Na homilia na Missa que sucedeu o rito de canonização, o Pontífice destacou o exemplo de missionariedade do novo santo, indicando como suas características marcantes e estimulantes à missão o sacerdócio exemplar, o serviço ao próximo sem distinções e o zelo missionário.

No Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Madhu, o Santo Padre participou de uma oração mariana pela consolidação da paz no país, alcançada em 2009 ao término de um conflito de trinta anos.

Francisco recordou como os srilanqueses sofreram com os conflitos civis. Ele levou uma mensagem de perdão e reconciliação, destacando o auxílio de Nossa Senhora ao povo do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo