window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Dia de Oração pelas Vocações

Papa apresenta três aspectos para testemunho eficaz da vocação

A amizade com Cristo, o dom total de si mesmo, e a comunhão com os irmãos, são os três aspectos apresentados pelo Papa Bento XVI para um testemunho sacerdotal ou religioso eficaz. Na mensagem para o 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado 25 de abril, o papa destaca a necessidade do testemunho para suscitar novas vocações.

.: Leia a íntegra da mensagem

Ao falar sobre a amizade com Cristo, o Pontífice afirma que a oração é o primeiro testemunho que suscita vocações. "(…) quem quiser ser discípulo e testemunha de Cristo deve tê-Lo 'visto' pessoalmente, deve tê-Lo conhecido, deve ter aprendido a amá-Lo e a permanecer com Ele".

Em relação ao dom total de si mesmo a Deus, o Papa recordou o apóstolo João: "Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos" (1 Jo 3,16). O papa explica que os discípulos são convidados a entrar na mesma lógica de Jesus que, ao longo de toda a sua vida, cumpriu a vontade do Pai até à entrega suprema de Si mesmo na cruz.

Por fim ao explicar o terceiro aspecto, a comunhão, o Papa recordou o ensinamento do próprio Jesus, que indicava como sinal distintivo de quem deseja ser seu discípulo, a profunda comunhão no amor. "É por isto que todos saberão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35).

Bento XVI recordou o que disse aos jovens em julho de 2005, no encontro com o Clero de Aosta, "(…) se virem os sacerdotes isolados e tristes, com certeza não se sentirão encorajados a seguir o seu exemplo."

Para concluir, o Pontífice reforçou a importancia do testemunho para suscitar novas vocações. "Assim, para se promoverem as vocações específicas ao ministério sacerdotal e à vida consagrada, para se tornar mais forte e incisivo o anúncio vocacional, é indispensável o exemplo daqueles que já disseram o próprio «sim» a Deus e ao projecto de vida que Ele tem para cada um."

"De fato, a fecundidade da proposta vocacional depende primariamente da ação gratuita de Deus, mas é favorecida também pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos aqueles que já responderam ao chamamento do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada, pois o seu testemunho pode suscitar noutras pessoas o desejo de, por sua vez, corresponder com generosidade ao apelo de Cristo."

Leia mais
.: CNBB promove Congresso Vocacional em 2010
.: A vocação ao sacerdócio e ao diaconato permanente
.: Saiba como descobrir sua vocação

Conteúdo acessível também pelo iPhone
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo