window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Catequese

Papa afirma que "Liturgia é grande escola de espiritualidade"

Bento XVI falou sobre Santa Matilde de Hackeborn na Catequese desta quarta-feira, 29.

O Pontífice destacou a profunda vivência da Santa com a Liturgia.

"Queridos amigos, a oração pessoal e litúrgica, especialmente a Liturgia das Horas e a Santa Missa são as raízes da experiência espiritual de Santa Matilde de Hackeborn. Deixando-se guiar pela sagrada Escritura e nutrir pelo Pão eucarístico, Ela percorreu um caminho de íntima união com o Senhor, sempre na plena fidelidade à Igreja. É isso também para nós um forte convite a intensificar a nossa amizade com o Senhor, sobretudo através da oração cotidiana e da participação atenta, fiel e atrativa na Santa Missa. A Liturgia é uma grande escola de espiritualidade".

Acesse
.: Catequese de Bento XVI sobre Santa Matilde de Hackeborn

Santa Matilde de Hackeborn viveu no século XIII, nascendo em 1241 ou 1242. Morreu aos 58 anos e convidava "a louvar o Filho com o Coração da Mãe e a louvar Maria com o Coração do Filho".

A maior parte das informações sobre sua vida vem da obra Liber specialis gratiae (O livro da graça especial), "em que são narradas as graças especiais que Deus deu a Santa Matilde", explica o Santo Padre.

Iluminada pelo dom divino da contemplação mística, Matilde compôs numerosas orações.

"A oração e a contemplação são o húmus  vital da sua existência: as revelações, os seus ensinamentos, o seu serviço ao próximo, o seu caminho na fé e no amor têm aqui as suas raízes e o seu contexto. […] É impressionante a capacidade que essa Santa tem de viver a Liturgia nos seus vários componentes, também aqueles mais simples, levando-os à vida cotidiana monástica", complementou.

Itinerário

O encontro com os cerca de 40 mil peregrinos aconteceu na Praça de São Pedro, às 10h30min (em Roma – 5h30min no horário de Brasília). Após a Catequese, o Papa pediu orações pela Nigéria e pelo Haiti e também encontrou-se com os pais da Beata Chiara Luce Badano.

O Papa fez uma pausa no período de descanso na residência pontifícia de Castel Gandolfo – a pouco mais de 20 quilômetros de Roma – para se reunir com os fiéis provenientes de vários lugares do mundo em virtude da tradicional Catequese.

O Santo Padre fez o trajeto entre as duas cidades de helicóptero e, ao término do encontro, retornou para a cidade do interior da Itália, em que se encontra desde o dia 7 de julho.

Assista à saudação do Papa aos fiéis de língua portuguesa


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo