No dia 12 de março de 1958, após 27 anos da fundação da Rádio Vaticano, o Programa Brasileiro iniciou suas transmissões para o Brasil, seguindo as diretrizes de Pio XI.
Por ocasião das Bodas de Ouro do nosso Programa, Bento XVI enviou um telegrama por meio de seu Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, endereçado ao Diretor-geral da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi.
"Reverendo Diretor, Sua Santidade acolheu benignamente o pedido de enviar uma mensagem, por ocasião da data de 12 de março, dia em que se recorda o 50° aniversário do início das transmissões para o Brasil dessa emissora radiofônica. Queira, assim sendo, divulgar oportunamente o texto transcrito", lê-se na introdução do telegrama, escrita por Mons. Gabriele Caccia, assessor da Secretaria de Estado.
Eis o telegrama do Santo Padre, ao Programa Brasileiro da RV, lido pelo Pe. Federico Lombardi:
"Sumo Pontífice, por ocasião qüinquagésimo aniversário início transmissões para o Brasil Rádio Vaticana, congratula-se pela significativa obra que vem realizando em prol anúncio evangelho, favorecendo união de Igreja com povo dessa querida nação com emissoras brasileiras, especialmente com as católicas, este inestimável serviço destinado ao povo brasileiro. Santo Padre, em sinal de sua benevolência, concede aos membros e colaboradores do programa brasileiro e a todos os seus ouvintes, extensiva às suas famílias e comunidades, uma propiciadora bênção apostólica."
Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado de Sua Santidade.